Programa de Voluntários da FIFA entra na quarta fase de seleção

19/03/2014 - 10:57
Ao todo, 3.600 pessoas – 300 por sede – participam desta fase. As entrevistas do último fim de semana ocorreram em Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Natal, Rio de Janeiro e São Paulo, e prosseguirão até 13 de abril nas 12 cidades-sede

COL#Os candidatos ao programa de voluntário da FIFA para atuar na Copa do Mundo estão na quarta etapa do processo seletivo, quando será decidido quem vai atuar em áreas de especialistas. Esta é a quarta etapa do processo e teve início no dia 15 de março com entrevistas individuais e em inglês. Ao todo, 3.600 pessoas – 300 por sede – participam desta fase.

As entrevistas do último fim de semana ocorreram em Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Natal, Rio de Janeiro e São Paulo, e prosseguirão até 13 de abril nas 12 cidades-sede. Os candidatos que receberam o comunicado de agendamento e ainda não marcaram a data das entrevistas deverão fazê-lo o quanto antes na seção “Área do Voluntário”, no site da FIFA.

O objetivo desta etapa é comprovar, por meio de entrevistas presenciais, que os candidatos têm as características e habilidades necessárias para atuar em áreas consideradas especialistas – como Competição, Mídia, Protocolo, Serviços Médicos e Transporte, por exemplo. Além das entrevistas individuais, será feito um teste de expressão oral em inglês, em grupos de 10 pessoas.

Aqueles que não forem aprovados nesta etapa poderão ter nova chance de colaborar como voluntários em áreas generalistas, caso haja disponibilidade de vagas. Por isso, é fundamental que se mantenham os dados cadastrais sempre atualizados, uma vez que a comunicação da Gerência de Voluntários do Comitê Organizador da Copa do Mundo é feita por e-mail.

Etapas

Desde o encerramento das inscrições para o programa, em outubro de 2013, os postulantes ao Programa de Voluntários da FIFA já passaram pelas dinâmicas de grupo, entre outubro e dezembro de 2013, e pelo treinamento geral online, entre dezembro e janeiro de 2014.

Os candidatos têm sido comunicados sobre as áreas e funções em que foram alocados. A escolha foi feita com base no cruzamento de informações como o perfil do candidato, disponibilidade de tempo, área desejada e resultados obtidos no treinamento geral e testes de idiomas.

A partir de 15 de abril, todos os que tiverem aceitado a oferta de trabalho passarão por um treinamento online específico sobre a área em que irão atuar. Até junho, eles ainda participarão de um “Fun Day” – tour de um dia no estádio da cidade-sede em que irão atuar – e de um treinamento específico presencial.

Dos 152.101 inscritos no Programa de Voluntários da FIFA para a Copa do Mundo, aproximadamente 21 mil ainda estão em processo de seleção. Durante a Copa, o número total de voluntários será de 15 mil.

» Confira as próximas datas de entrevistas individuais para candidatos de áreas especialistas:

22 e 23 de março
Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife e Salvador.

29 e 30 de março
Cuiabá, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

5 e 6 de abril
Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.

12 e 13 de abril
Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Fonte: FIFA

Notícias Relacionadas

Mundial de futebol quebrou recordes históricos e se tornou o evento mais comentado do ano nas redes sociais em todo o mundo
+
Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+