Projeto Andar de Novo divulga vídeos de desenvolvimento do exoesqueleto

31/01/2014 - 15:23
Veste metálica permitirá que um paciente paraplégico dê o pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014

O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis publicou em sua página no Facebook uma série de pequenos vídeos que mostram o desenvolvimento do exoesqueleto do Projeto Andar de Novo. Um dos objetivos do projeto é fazer com que uma pessoa paraplégica se levante de uma cadeira de rodas, caminhe no gramado da Arena do Corinthians, em São Paulo, e dê o pontapé inicial da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, no dia 12 de junho.

Veja as publicações:

 
 
 
 

Oito pacientes paraplégicos já foram selecionados na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), em São Paulo, onde foi criado um novo laboratório de neuro-robótica. “Eles estão fazendo os testes básicos e, nos próximos dias, começarão a interagir com um ambiente virtual e com uma veste robótica estática, que permite que andem sem sair do lugar. Podemos medir a reação do paciente, como ele está se saindo, calibrar os dados de cada paciente antes da chegada do exoesqueleto ao Brasil, prevista para fevereiro”, contou Nicolelis, coordenador do projeto, em entrevista ao Portal da Copa no início de janeiro.

O projeto Andar de Novo tem a participação do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra, idealizado por Miguel Nicolelis, e a parceria da AACD, mas é um consórcio internacional sem fins lucrativos. Há cientistas da Universidade de Duke, na Carolina do Norte (Estados Unidos), onde Nicolelis leciona, além de universidades dos estados norte-americanos do Colorado, Kentucky e Califórnia, instituições europeias em Munique (Alemanha), em Lausanne (Suíça), e em Paris (França). O projeto é apoiado pela Agência Brasileira da Inovação (Finep), com R$ 33 milhões.

Saiba mais sobre o Projeto Andar de Novo:

Leia também

» Pontapé inicial da Copa: Projeto Andar de Novo entra na fase de testes com pacientes brasileiros

Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Estádio de Natal é o nono dos utilizados durante a Copa a obter o selo
+
Levantamento ouviu mil pessoas, no período de 12 a 25 de junho, e engloba visitantes estrangeiros e nacionais
+
Marcelo Mourão rodou o Nordeste pintado de verde e destacou a receptividade do povo brasileiro
+
A Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) visa combater o desperdício e incentivar o uso racional da energia nos edifícios
+