Recife e a Copa: jogos de Itália e Alemanha na primeira fase

06/12/2013 - 17:30
Cinco partidas serão realizadas na Arena Pernambuco. Além de quatro jogos da fase inicial, o duelo de oitavas de final reunirá equipes dos grupos C (Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão) e D (Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e Itália)

Terra repleta de belezas naturais, berço de manifestações culturais singulares e povoado por pessoas apaixonadas por futebol, Pernambuco vai receber em sua capital, Recife, cinco jogos da Copa do Mundo de 2014. E, logo na primeira fase, a tetracampeã Itália, de Mario Balotelli, e a tricampeã Alemanha, cotada por todas entre as favoritas ao título, vão desfilar pelo gramado da Arena Pernambuco. 

A bola vai rolar pela primeira vez no dia 14 de junho, sábado, quando Costa do Marfim e Japão, duas seleções do Grupo C, se enfrentarão a partir das 22h. Para o Japão é um retorno, já que os nipônicos fizeram uma partida épica contra a Itália na fase de grupos da Copa das Confederações. No dia 20 de junho, a própria Itália estará em campo, desta vez contra a Costa Rica. O duelo é válido pelo Grupo D, considerado o mais difícil do Mundial, que ainda conta com Uruguai e Inglaterra. 

A terceira partida em Recife será válida pelo Grupo A, o do Brasil, e reunirá Croácia x México no dia 23 de junho, segunda-feira, às 17h. Ainda pela primeira fase, a sempre forte tricampeã mundial Alemanha, cabeça de chave do Grupo G, vai jogar contra os Estados Unidos, no dia 26 de junho, a partir das 13h.

O duelo das oitavas de final do Mundial que será disputada em Recife vai opor o primeiro colocado do Grupo D e o segundo lugar da Chave C (Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão). O jogo está marcado para 29 de junho, às 17h. 

O secretário extraordinário da Copa em Pernambuco, Ricardo Leitão, projeta um grande aporte de turistas para Recife durante a Copa. "Nós vamos ter jogos em Pernambuco de seleções que tradicionalmente têm grande capacidade de atrair torcedores, como é o caso da Alemanha, do México, principalmente, e dos Estados Unidos. A Alemanha, coincidentemente, é o único país europeu que escapou relativamente bem da crise do euro e, consequentemente, tem condições de atrair torcedores para Pernambuco".

Leitão também lembra que a cidade pode receber uma seleção campeã mundial nas oitavas de final. "Nós teremos um jogo do vencedor do Grupo D com o segundo colocado do Grupo C. O Grupo D tem Uruguai, Itália e Inglaterra, então provavelmente teremos um campeão do mundo no quinto jogo na Arena Pernambuco".

A Arena Pernambuco, construída em São Lourenço da Mata, na região metropolitana de Recife, foi entregue em 14 de abril de 2013 e recebeu três partidas da Copa das Confederações. As seleções de Japão, Itália, Espanha, Uruguai e Taiti jogaram no estádio. Orçado em R$ 532,6 milhões, sendo R$ 400 milhões de financiamento federal, o local tem capacidade para 46 mil pessoas, com 4.700 vagas de estacionamento. 

» Patrimônio Cultural: influência da invasão holandesa

» A variada gastronomia do Nordeste brasileiro

» Tesouros brasileiros: museus em Recife

» Os caminhos de Recife num passeio a pé

Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Mundial de futebol quebrou recordes históricos e se tornou o evento mais comentado do ano nas redes sociais em todo o mundo
+
Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+