Reduto oficial dos franceses na Copa já está preparado em Brasília

29/06/2014 - 21:35
Instalada em um bar da capital federal, A Casa Azul reunirá comunidade da França antes, durante e após o jogo desta segunda, contra a Nigéria, no Mané Garrincha

Fotos: Renato Freire/Portal da Copa#Os franceses que vivem em Brasília ou que estão na cidade para assistir ao jogo contra a Nigéria, no Estádio Nacional Mané Garrincha, terão um reduto à sua disposição nesta segunda-feira (30.06). O Primeiro Bar, localizado no Setor de Indústrias Gráficas, próximo ao Eixo Monumental, a cerca de 2,5 km da arena, é o local onde foi instalada La Casa Bleue (A Casa Azul), espaço oficial da França na Copa do Mundo. A organização é da Federação Francesa de Futebol (FFF).

O objetivo da Casa Azul é reunir os franceses nas cidades onde a seleção do país se apresenta no Mundial. Durante a fase de grupos, o reduto foi instalado em estabelecimentos de Porto Alegre, Salvador e Rio de Janeiro. “Queremos criar uma atmosfera favorável para nossos compatriotas. Os fãs fazem um grande esforço para acompanhar a seleção e sabemos que às vezes é preciso estarmos juntos”, explica o profissional da FFF encarregado do projeto, Florent Soulez.

Embora oficialmente o evento esteja marcado apenas para a data da partida, vários franceses passaram pelo local neste domingo (29.06). Grupos de amigos tomavam caipirinhas, famílias confraternizavam e alguns jornalistas aproveitavam o local para uma pausa no trabalho. “O ambiente aqui é ótimo e os brasileiros são muito simpáticos e hospitaleiros”, afirma Thierry Hellot, que está em Brasília com o filho Nicolas e amigos. Todos têm ingressos para o jogo.

Reservas
Um dos sócios do Primeiro Bar, Gustavo Santos, avisa que a maioria dos 550 lugares do estabelecimento está reservada para membros da comunidade francesa. “A ideia é justamente proporcionar a oportunidade para esse grande encontro”, explica Santos. O bar conta com três telões e 20 televisões para a transmissão dos jogos do dia – além de França x Nigéria, às 13h, Alemanha e Argélia se enfrentam às 17h. O evento começará às 10h e seguirá até 1h do dia seguinte.

Renato Freire/Portal da Copa#Stéphanie Deyer (E) e Florent Soulez, profissionais da Federação Francesa de Futebol, são encarregados do projeto da Casa Azul

Divulgação
A Casa Azul não tem uma ferramenta própria de divulgação. Portanto, Florent Soulez e outros profissionais da Federação Francesa de Futebol pretendem avisar outros compatriotas no próprio Mané Garrincha, com o objetivo de atraí-los para o local de celebração após a partida. De acordo com a Embaixada da França, cerca de 30 mil franceses vivem no Brasil. Há aproximadamente 3,6 mil em Brasília.

Esse é o segundo evento relacionado à Copa promovido por uma organização da França neste mês em Brasília. Em 11 de junho, a escola de idiomas Aliança Francesa e a embaixada trouxeram o ex-zagueiro Lilian Thuram, campeão mundial de 1998, para a capital federal. Na ocasião, ele falou a alunos da instituição de ensino sobe seu livro “As Minhas Estrelas Negras – de Lucy a Barack Obama” (ainda sem versão brasileira).

» Confira entrevista com o zagueiro francês Lilian Thuram

Serviço

La Casa Bleue (A Casa Azul)

Local: Primeiro Bar, no Setor de Indústrias Gráficas, a 2,5 km do Mané Garrincha
Data: 30 de junho
Horário: das 10h à 1h

Renato Freire, do Portal da Copa em Brasília

Notícias Relacionadas

No período do Mundial, a capital federal recebeu 633 mil visitantes, sendo 488.903 brasileiros e 143.743 estrangeiros. Números superaram as estimativas iniciais
+
Estrangeiros e brasileiros de outras partes do país visitam marcos arquitetônicos da capital federal
+
Profissionais federais e distritais trabalharão juntos em evento que terá 19 chefes de Estado
+