Rio Grande do Sul lidera lista de matriculados no Pronatec Turismo

05/05/2014 - 14:44
São 19.511 participantes, sendo que 7.470 já finalizaram a formação e receberam certificados

O Rio Grande do Sul lidera a lista dos estados brasileiros com mais inscritos no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Turismo, com 19.511 participantes, sendo que 7.470 já finalizaram a formação e receberam certificados.  Na sexta-feira (02.05), cerca de 200 pessoas participaram da cerimônia de conclusão dos cursos do Pronatec Copa na Empresa em Gramado (RS). A qualificação aconteceu entre fevereiro de 2013 a abril de 2014, sendo que alguns ainda devem concluir os cursos até julho deste ano. Ao todo, participaram 979 pessoas, de 85 empresas.

No Rio Grande do Sul, o Pronatec Copa na Empresa foi executado pela secretaria de estado de Turismo, que ofereceu 52 cursos destinados à qualificação de profissionais em 16 municípios. As aulas foram ministradas em parceria com o SENAC e SENAT e atraíram profissionais da área de comércio, policiais civis e militares, agentes de viagens, funcionários de hotéis, taxistas, além de funcionários de vinícolas da região serrana do estado.

“Com pessoas qualificadas poderemos alcançar as nossas metas de ampliar cada vez mais o número de turistas que desejam conhecer os destinos do nosso país”, disse o ministro do Turismo, Vinicius Lages.

As capacitações estão sendo realizados desde 2012 em todo o país, com o objetivo de promover a qualificação profissional do setor e atender a demanda de grandes eventos como a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016. Em números gerais, as ações organizadas pelo Ministério do Turismo e o Ministério da Educação já ultrapassaram a meta de 157 mil inscritos, com mais de 166 mil matriculados em cursos profissionalizantes.

O Pronatec Turismo tem ações do Pronatec Copa, Pronatec Copa na Empresa e Pronatec Social em 120 cidades brasileiras, entre elas as capitais que foram escolhidas como sedes do Mundial, além de municípios do entorno das capitais e destinos turísticos consolidados. Depois do Rio Grande do Sul, com 19.511 matriculados, estão os estados de Mato Grosso, com 14.650, e Rio de Janeiro, com 13.394 matriculados.

Fonte: Ministério do Turismo

Notícias Relacionadas

Visitantes gastaram US$ 6,9 bilhões no país. O resultado teve forte influência da Copa do Mundo
+
Ações do Mundial foram apresentadas a gestores públicos em encontro no Palácio do Planalto. Pronatec Turismo registrou mais de 166 mil matriculados até o início do torneio
+
Arena é a sétima construída para a Copa do Mundo a ter selo que atesta adoção de medidas sustentáveis na edificação. Capital gaúcha passa a ter dois palcos com registro do Green Building Council
+
Foi movimentado mais de um bilhão de reais na economia do estado, que recebeu 160 mil turistas estrangeiros e teve taxa média de ocupação hoteleira de 80%
+