Rodada de reuniões operacionais para a Copa do Mundo começou por Brasília nesta terça

01/04/2014 - 12:58
Encontros são realizados para detalhamento de diversas áreas - como transporte, turismo, saúde, segurança e energia

O primeiro encontro da série de reuniões para detalhamentos de planos operacionais em cidades que receberam jogos da Copa das Confederações de 2013 está sendo realizado nesta terça-feira (01.04) no auditório do subsolo do Estádio nacional Mané Garrincha, em Brasília. Representantes de diversas áreas do Governo Federal, do Governo do Distrito Federal e do Comitê Organizador Local (COL) se encontraram para a execução das medidas das áreas de transporte, mobilidade, aeroportos, acomodações e receptivo turístico, saúde e vigilância sanitária, segurança, cultura, meio ambiente, telecomunicações e energia, todas consideradas cruciais na preparação do megaevento.

Fotos: Paulino Menezes/Portal da Copa/ME#

Na abertura do evento, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, destacou que a Copa já é um projeto vitorioso em Brasília. “O Estádio Nacinal deve ser celebrado como um êxito, uma vitória de todos que reconhecem Brasília como capital de todos os brasileiros – não apenas daqueles que moram no litoral. Assim como foi na Copa das Confederações, temos a certeza que todos os jogos da Copa a serem realizados aqui serão coroados de pleno sucesso”, afirmou o ministro.

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acrescentou que a cidade está passando por um ciclo de desenvolvimento social e econômico impulsionado pela Copa do Mundo. “Os invesimentos que a cidade está recebendo nesse período são gigantescos: mobilidade urbana, aeroporto, o estádio. A Copa já significou milhares de empregos e, como teremos sete jogos aqui, haverá movimentação na cidade durante todos os dias do torneio”, disse Agnelo.

#Luis Fernandes: "Integração entre as áreas é essencial"O secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, reforçou a importância da reunião de planos operacionais para o bom andamento dos eventos esportivos em cada cidade. “Realizamos reuniões como essa na época da Copa das Confederações, em 2013, e elas foram decisivas para o sucesso da competição. Para a Copa, teremos desafios adicionais, e o mais importante é realizar essa integração entre todas as áreas”, afirmou Fernandes.

O CEO do Comitê Organizador Local, Ricardo Trade, também falou sobre a junção dos esforços para a reta final antes do Mundial. “A Copa está muito próxima. São pouco mais de 70 dias para o início. E, para este encontro de hoje, a palavra-chave é integração”, disse Trade. "Como Brasília só recebeu uma partida na Copa das Confederações em 2013, planejamos mais um evento-teste no estádio para ajuste da operação", acrescentou Trade. O secretário extraordinário da Copa no Distrito Federal, Claudio Monteiro, anunciou que o teste será no jogo entre Goiás e Botafogo, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro de 2014, no dia 18 de maio.

» Brasília receberá sete jogos da Copa do Mundo

Depois de Brasília, os encontros ocorrerão em Belo Horizonte (02.04), Rio de Janeiro (03.04), Fortaleza (08.04), Recife (09.04) e Salvador (10.04). A primeira rodada de reuniões de 2014 para elaboração conjunta dos planos de ação foi realizada em Natal (30.01), São Paulo (04.02), Curitiba (05.02), Porto Alegre (06.02), Cuiabá (11.02) e Manaus (12.02). Uma nova rodada de encontros nas capitais que não sediaram a Copa das Confederações será realizada em abril e maio.

Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+
Os legados esportivos, econômicos, de infraestrutura, de imagem e promoção do Brasil, dentre outros, serão abordados nos dois dias de palestras
+