Rotatória e túnel do Castelão são liberados para o tráfego de veículos

09/06/2014 - 12:51
Com a conclusão, principais vias de acesso ao estádio estão modernizadas. Intervenções integram a Matriz de Responsabilidades da Copa

Foto: Thiago Cafardo/Portal da Copa#Rotatório e túnel permitem a interligação das avenidas Paulino Rocha, Alberto Craveiro, Silas Munguba (antiga Dedé Brasil) e Juscelino Kubitschek

A rotatória e o túnel da Arena Castelão, que possibilita a interligação das avenidas Paulino Rocha, Alberto Craveiro, Silas Munguba (antiga Dedé Brasil) e Juscelino Kubitschek, foram liberados para o tráfego de veículos. A intervenção em frente ao estádio é uma das mais importantes obras de mobilidade de Fortaleza para a Copa do Mundo.

De acordo com a Prefeitura da capital cearense, foram realizados serviços de alargamento na rotatória. Já o túnel, que tem 440 metros de extensão, possui duas pistas com três faixas em cada sentido, ciclovia, calçada em ambos os lados, sistema de drenagem, arborização, paisagismo, sinalização e iluminação em LED. No total, as obras tiveram investimento de R$ 38,4 milhões. “A rotatória é uma solução interessante porque elimina a necessidade de alças de acesso”, explicou Daniel Lustosa, coordenador de infraestrutura da Secopafor.

Paulino Rocha

Com investimento de R$ 19,5 milhões, as obras na avenida Paulino Rocha foram entregues na última quinta-feira (5.06). Foram realizados serviços de terraplanagem, drenagem, pavimentação e a construção de calçadas e meio fio, além da revitalização do canteiro central.

A intervenção teve início em setembro de 2012 e estava prevista na Matriz de Responsabilidades de Fortaleza para a Copa do Mundo. “Os principais bolsões vão desembarcar pela avenida”, disse Daniel Lustosa, sobre os 300 ônibus que sairão dos sete pontos de estacionamentos espalhados pela cidade durante a Copa do Mundo.

Alberto Craveiro

A avenida Alberto Craveiro, que também está liberada para o tráfego de veículos, faz a ligação direta com a Arena Castelão e foi duplicada, passando de duas para quatro faixas em cada sentido, desde a ponte do Riacho Martinho até o estádio, numa extensão total de 2,5 quilômetros. A via recebeu sistema de drenagem e novo pavimento, além da padronização de calçadas e canteiros centrais. O investimento na obra foi de R$ 28,6 milhões. Para o próximo ano, de acordo com a Prefeitura, será implantado o corredor exclusivo para ônibus articulados, fazendo o trajeto Parangaba–Papicu, via avenida Silas Munguba/Alberto Craveiro/Raul Barbosa e Via Expressa. 

Thiago Cafardo, do Portal da Copa em Fortaleza (CE)

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