Salvador e a Copa: a sede de três clássicos europeus

06/12/2013 - 18:10
Espanha x Holanda, Alemanha x Portugal e Suíça x França vão medir forças na Arena Fonte Nova

Três super clássicos europeus vão movimentar a Arena Fonte Nova, em Salvador, na primeira fase da Copa do Mundo de 2014. O primeiro duelo opõe simplesmente os dois finalistas da última Copa: Espanha x Holanda. O confronto vale pelo Grupo B e será em 13 de junho. Na segunda-feira, 16 de junho, desta vez às 13h, entram em campo a sempre favorita Alemanha e Portugal, do astro Cristiano Ronaldo. 

O terceiro cabeça de chave a jogar na Fonte Nova é a Suíça, do Grupo E. A partida será no dia 20 de junho, sexta-feira, às 16h, contra os franceses, campeões mundiais em 1998. O último confronto da fase de grupos no novo estádio de Salvador está agendado para a quarta-feira, 25 de junho, às 13h, e reúne Irã e Bósnia Herzegovina, pelo Grupo F.

A Arena receberá também o confronto entre o 1º lugar do Grupo H (Bélgica, Argélia, Rússia e Coreia do Sul) e o 2º lugar do grupo G (Alemanha, Portugal, Gana e Estados Unidos). Por fim, Salvador terá uma partida de quartas de final, no sábado 5 de julho, às 17h.

Para o governador da Bahia, Jaques Wagner, a tabela de jogos da Copa em Salvador é melhor até do que o que era esperado. "Eu desejava, mas não eperava abrir os jogos de Salvador com o mesmo jogo que foi a final da última Copa do Mundo. É inspiração divina e dos orixás".

Depois de totalmente demolida e reconstruída em padrões modernos, a Fonte Nova foi entregue em 5 de abril de 2013 e foi palco de três partidas da Copa das Confederações em 2013. Foram mais de dois anos e meio de obras, que chegaram a ter 4.500 trabalhadores simultâneos. O projeto original foi mantido, inclusive, com a chamada “abertura da ferradura”. A parte sul da arena mede 42 metros de altura e conta com um vão aberto, voltado para o Dique do Tororó, único manancial natural da cidade, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

» Patrimônio Cultural: o ecletismo da primeira capital brasileira 

» A rica gastronomia do Nordeste e da Bahia

» Tesouros brasileiros: os museus em Salvador

» Os encantos de Salvador num passeio a pé

Salvador tem o maior número de descendentes das diversas nações africanas fora da África. Mais de 80% dos soteropolitanos são afrodescendentes e sua influência se faz sentir hoje em todos os aspectos da vida na cidade, da comida à musicalidade inerente aos baianos.

A cerca de 110 km de Salvador, na Costa do Sauipe, no norte do estado da Bahia, foi realizado o sorteio final da Copa em 6 de dezembro de 2013, que definiu o caminho de cada Seleção na primeira fase da competição.

Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Mundial de futebol quebrou recordes históricos e se tornou o evento mais comentado do ano nas redes sociais em todo o mundo
+
Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+