São Paulo e a Copa: Brasil na abertura e um super clássico do futebol Mundial

06/12/2013 - 18:01
Arena Corinthians receberá o primeiro jogo da Seleção Brasileira na Copa, contra a Croácia. Uruguai e Inglaterra também se enfrentam no estádio

Na quinta-feira 12 de junho de 2014, às 17h, as atenções do mundo estarão voltadas para a Arena Corinthians, em São Paulo. Na abertura da Copa do Mundo da FIFA, o Brasil fará sua estreia contra a Croácia. O novo estádio ainda será palco de mais cinco partidas.

Em 19 de junho, quarta-feira, às 17h, o bicampeão (1930 e 1950) Uruguai, cabeça de chave do Grupo D, enfrentará a Inglaterra, campeã de 1966.

O próximo jogo da Arena Corinthians está agendado para 23 de junho, uma segunda-feira, às 13h. Estarão em campo, a sempre forte Holanda e o Chile, em confronto válido pelo Grupo B.

Na última rodada da fase inicial, pelo Grupo H, a Bélgica, cabeça de chave, enfrentará a Coreia do Sul, em 26 de junho, quinta-feira, às 17h.

São Paulo vai sediar também a disputa entre o primeiro colocado do Grupo F e o segundo lugar do Grupo E, pelas oitavas de final da competição, em 1º de julho, terça-feira, às 13h. Por fim, a Arena Corinthians receberá dois dos quatro melhores times do mundo em uma das semifinais da Copa, marcada para 9 de julho, quarta-feira, às 17h.

O prefeito Fernando Haddad avalia de maneira bastante positiva a tabela de partidas da primeira fase da Copa em São Paulo. "Acho que nós vamos ter grandes jogos em São Paulo na largada (primeira fase), e depois vai depender dos resultados.  Mas acho que são ótimos jogos, na nossa avaliação, aliás uma avaliação já corrente. Muitas pessoas estão avaliando positivamente os jogos que ficaram em São Paulo". 

 

» Patrimônio cultural de São Paulo: influência nacional e internacional

» Gastronomia: os quitutes do Sudeste

» Tesouros brasileiros: os museus de São Paulo

» Turismo a pé: as atrações de São Paulo

A Arena Corinthians terá capacidade para 69.160 mil torcedores durante a Copa. São 48 mil assentos convencionais e 21.160 móveis, exigidos pela FIFA para a abertura, que deverão ser removidos após o Mundial. O novo estádio está localizado no bairro de Itaquera, na zona de leste da maior cidade do hemisfério sul e uma das mais populosas do mundo.

São Paulo é o centro mais cosmopolita do país, capital da cultura, da gastronomia, do entretenimento, especialmente o noturno, da economia, da moda, entre outros atrativos. Cerca de 70 nacionalidades vivem na cidade, que conta com a maior comunidade italiana fora da Itália, o mesmo acontecendo com os japoneses.

Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Mundial de futebol quebrou recordes históricos e se tornou o evento mais comentado do ano nas redes sociais em todo o mundo
+
Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+