São Paulo garante 600 vagas para ambulantes na Copa do Mundo

09/05/2014 - 22:19
Vendedores poderão atuar nas áreas próximas à Arena Corinthians e à Fan Fest, no Vale do Anhangabaú

A Prefeitura de São Paulo garantiu a abertura de 600 vagas para participação de vendedores ambulantes na Copa do Mundo da FIFA 2014. O compromisso está no relatório final do Grupo de Trabalho “Ambulantes na Copa”, criado em setembro de 2013 para discutir alternativas para inclusão desses trabalhadores no evento, sob a coordenação do SPCopa (Comitê Especial para a Copa do Mundo).

O documento afirma que não haverá coibição do trabalho dos ambulantes que possuam TPU (Termo de Permissão de Uso) e estipula as vagas nas “áreas de restrição comercial” da Copa. Dos 600 postos de trabalho, 400 serão no entorno da Arena Corinthians e os outros 200 nas proximidades da Fan Fest da Fifa, que será realizada no Vale do Anhangabaú, região central da cidade.

A prefeitura acredita que centenas de outras vagas sejam criadas nas exibições públicas organizadas pelo próprio município. A estimativa é que o Mundial gere até mil empregos diretos para ambulantes no período de disputa.

Os candidatos às vagas serão indicados pelo Fórum dos Trabalhadores Ambulantes da Cidade de São Paulo, que representou os trabalhadores no grupo de discussão. Para se candidatar, o ambulante precisa ter experiência comprovada no comércio de rua e ter residência ou experiência profissional na mesma subprefeitura onde deseja atuar.

Parceiros da Fifa são responsáveis pelo treinamento, seleção e contratação dos ambulantes. Eles também fornecem uniformes, autorização, materiais de trabalho e mercadorias. O vendedor terá rendimento de 30% do valor de cada unidade vendida.

Leonardo Lourenço, do Portal da Copa em São Paulo (SP)

Notícias Relacionadas

Mundial de futebol quebrou recordes históricos e se tornou o evento mais comentado do ano nas redes sociais em todo o mundo
+
Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+