Secretário-executivo do Ministério da Cultura destaca importância de grandes eventos para imagem do país

02/03/2012 - 13:03
II Seminário de Políticas Publicas de Esporte e Lazer, em Brasília, teve mesa sobre legado cultural dos grandes eventos como a Copa do Mundo FIFA, as Olimpíadas e a Rio +20.

O Ministério da Cultura participou do II Seminário de Políticas Publicas de Esporte e Lazer, com o secretário-executivo, Vitor Ortiz, que apresentou os programas desenvolvidos pela pasta, como o Usinas Culturais, Praças dos Esportes e da Cultura e Mais Cultura. O secretário compôs a mesa que teve como tema Políticas de Esporte, Lazer e Juventude e falou sobre o legado cultural dos grandes eventos como a Copa do Mundo FIFA, as Olimpíadas e a Rio +20, nesta quinta-feira, 1º de março.

“Mais do que estádios de futebol e aeroportos, o Brasil precisa pensar na imagem que transmitirá para o mundo. A comunicação dentro de um evento de grande porte como esses é um processo dinâmico. E o Ministério da Cultura juntamente com outros ministérios temos trabalhado e iremos trabalhar mais para que a imagem de nossa diversidade cultural seja difundida”, disse Vitor Ortiz.

Os programas citados pelo secretário-executivo compõem a chamada “rede cidadã” e são voltados a realização de investimentos em infraestrutura, programação cultural e revitalização de espaços culturais em áreas e municípios de alta vulnerabilidade social. Também são objetivos dos programas integrar num mesmo espaço físico ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção violência e inclusão digital.

Realizado pelo Núcleo Cedes da Universidade de Brasília (UnB), com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos e da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos, o seminário terá encerramento nesta sexta-feira (02.03) e tem a finalidade de qualificar o debate acerca das políticas públicas voltadas ao esporte e lazer, além de fortalecer as ações direcionadas à pesquisa.

Fonte: Ministério da Cultura

Notícias Relacionadas

Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+
Os legados esportivos, econômicos, de infraestrutura, de imagem e promoção do Brasil, dentre outros, serão abordados nos dois dias de palestras
+