Cem dias para a Copa: secretário-executivo do Ministério do Esporte fala à imprensa portuguesa

03/03/2014 - 23:20
Fernandes explicou investimentos pertencentes à Matriz de Responsabilidades, o processo de escolha das cidades-sede e como a população será beneficiada pelo Mundial

O secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, reuniu-se nesta segunda-feira (03.03), em Lisboa, com jornalistas de Portugal para avaliar os preparativos para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. A agenda faz parte das atividades realizadas em alusão aos 100 dias para o Mundial de futebol, que serão comemorados nesta terça-feira (04.03) com um evento na Casa do Brasil, em Madri (Espanha).

As principais dúvidas dos jornalistas portugueses sobre Copa do Mundo foram sobre os investimentos públicos, a procura por ingressos e a preparação do Brasil na organização do maior evento esportivo do mundo. Para Luis Fernandes, todos os acontecimentos durante os preparativos para o Mundial serviram como experiência a todos que trabalham para realizar o megaevento. "A organização do Mundial 2014 nos trouxe muitos aprendizados, que adotaremos em outros momentos", disse.

Fernandes explicou também sobre os investimentos pertencentes à Matriz de Responsabilidades, o processo de escolha das cidades-sede e como a população será beneficiada pela Copa do Mundo. Ele ratificou que praticamente 70% dos recursos para o evento são para infraestrutura. "Tirando os estádios, todo o resto investido no Mundial é para infraestrutura urbana. São melhorias que ficarão para as cidades. Além disso, o Mundial é uma oportunidade para alavancarmos o desenvolvimento do Brasil e estruturarmos áreas que ainda são carentes no país”, afirmou.

Envolvimento

Luis Fernandes destacou ainda que a busca por ingressos da Copa, que superou todas as previsões, demonstra o envolvimento da população com o evento e a paixão dos brasileiros pelo futebol. "A procura por ingressos bateu todos os recordes e superou as expectativas iniciais. Foram mais de 14 milhões de pedidos de todas as parte do mundo, a maioria de torcedores do Brasil".

O secretário voltou a falar sobre os 100 dias para o Mundial durante participação no programa Tarde Informativa, da RTP TV, emissora que detém os direitos de transmissão da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. “Oito estádios já estão prontos e o nono, em Manaus, será entregue no domingo. Os outros também estarão prontos a tempo de serem testados antes do Mundial”, tranquilizou Fernandes.

Foto: Rafael Brais/Ministério do Esporte#

Fonte: Ministério do Esporte

Notícias Relacionadas

Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+
Os legados esportivos, econômicos, de infraestrutura, de imagem e promoção do Brasil, dentre outros, serão abordados nos dois dias de palestras
+