Secretário-geral da FIFA inicia tour pelas 12 sedes da Copa do Mundo

19/05/2014 - 11:35
Valcke aponta pesquisa que mostra que 75% dos entrevistados têm uma opinião positiva sobre o Mundial. Arenas passam para período de exclusividade nesta semana e equipes do COL realizam ajustes operacionais nos palcos dos jogos

O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, chegou ao Brasil nesta segunda-feira (19.05) para fazer uma última rodada de visitas, agora, pelas 12 cidades-sede da Copa do Mundo. O dirigente, que ficará no país até pouco depois da decisão do Mundial em 13 de julho, destacou em sua coluna no site da entidade máxima do futebol o entusiasmo dos torcedores de todo o planeta com a chegada do megaevento.

Valcke citou a última pesquisa realizada em 15 importantes mercados em todo o mundo, incluindo o Brasil, pela Sponsorship Intelligence. “No geral, 75% dos entrevistados têm uma opinião positiva sobre a próxima Copa do Mundo da FIFA no Brasil e mais de 50% em todo o planeta estão muito entusiasmados com o evento – no Brasil, a cifra é de 57%”, detalhou.

Para fazer um contraponto entre o que é destacado pela imprensa de maneira geral e os números refletidos pelas pesquisas, o dirigente citou outras cifras. “As manchetes estão anunciando que os brasileiros não querem a Copa do Mundo. Isto não é o que refletem as pesquisas de opinião pública nem o que observamos de perto no Brasil durante o Tour do Troféu da Copa do Mundo da FIFA, que está em andamento. Cerca de 300 mil pessoas até agora fizeram fila para conseguir ver rapidamente o prêmio mais cobiçado do futebol”, exemplificou.

A expectativa pela chegada do torneio e o recorde de solicitações de entradas para o Mundial foram reforçados pelo dirigente. “Mais de 11 milhões de solicitações de ingressos feitas até o momento, número sem precedentes na história do evento. É possível sentir a crescente expectativa entre as 32 seleções e as torcidas no Brasil e por todo o planeta”.

Período de exclusividade

A partir desta quarta-feira (21.05), a FIFA e o Comitê Organizador Local (COL) começarão a receber as 12 arenas da Copa e os Campos Oficiais de Treinamentos (COT), para o período de exclusividade, que corresponde a 21 dias antes da primeira partida em cada respectiva cidade-sede. “A Arena de São Paulo será a primeira, em 21 de maio, e Curitiba, Natal e Salvador serão as últimas, no dia 25 deste mês”, revelou Valcke.

O dirigente também destacou que as equipes operacionais da FIFA e do COL começaram a se “espalhar” pelos estádios para ajustar as últimas instalações, como os camarotes de imprensa, os complexos de transmissão – o lugar onde os canais de TV de todo o mundo instalam seus escritórios temporários, os parques de transmissão via satélite, as tendas de hospitalidade com serviço de bufê.

Football for Hope

Nesta terça-feira (20.05), o secretário-geral da FIFA, junto com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o ex-jogador e membro do COL, Ronaldo, além da apresentadora, modelo e atriz Fernanda Lima, e do artista Romero Britto, irão lançar o Festival Football for Hope, que acontecerá entre os dias 3 e 10 de julho na comunidade do Caju, no Rio de Janeiro. 

Fonte: FIFA

Notícias Relacionadas

Mundial de futebol quebrou recordes históricos e se tornou o evento mais comentado do ano nas redes sociais em todo o mundo
+
Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+