Sedes da Copa terão centrais de proteção à criança e ao adolescente durante o torneio

27/02/2014 - 18:15
Ministros da Secretaria de Direitos Humanos e do Turismo deram início à Operação Carnaval do Disque Direitos Humanos, que terá como foco as capitais que receberão os jogos do Mundial

Divulgação SDH/PR#Durante a Copa do Mundo, que será realizada de 12 de junho a 13 de julho, as 12 cidades-sede do torneio terão uma central de proteção à criança e ao adolescente. Os ministros da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e do Turismo, Gastão Vieira, deram início à Operação Carnaval do Disque Direitos Humanos – Disque 100 – nesta quarta-feira (26.02), que também terá como foco as capitais que receberão os jogos do Mundial, que inclui os cinco principais centros carnavalescos do país (Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Recife e Porto Alegre).

A ministra Maria do Rosário destacou que o Carnaval é a maior festa brasileira e uma das maiores do mundo, resultado da alegria e da criatividade do povo brasileiro. Por isso, Rosário pediu o esforço de toda a população para que nas festividades não haja espaço para violação de direitos. “O que nós buscamos também, com a Secretaria de Direitos Humanos e com o governo federal, é que o quesito ‘direitos das crianças e dos adolescentes’ seja reforçado em todos os sentidos”, afirmou.

Ela ainda convocou que a sociedade brasileira perceba que cada criança é adolescente “é responsabilidade da sua família, da comunidade em que ela vive e dos governos”. A ministra lembrou que além do próprio Disque 100, possíveis violações podem ser denunciadas para os conselhos tutelares, delegacias de polícia e Polícia Rodoviária Federal.

De forma complementar, um aplicativo para celular foi disponibilizado. Nele, a pessoa pode saber quais são as delegacias e conselhos tutelares mais próximos para o caso de fazer uma denúncia.

Disque 100

O Disque Direitos Humanos - Disque 100, é um serviço de utilidade pública e principal canal para recebimento de denúncias de violações de Direitos Humanos de crianças e adolescentes no Brasil.

O Disque 100 funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados. A chamada é gratuita, inclusive quando originada de aparelhos móveis, em todo o território nacional.

Nos últimos três anos, o serviço registrou mais de 300 mil denúncias. Apenas em 2013, o Disque 100 registrou um total de 124.079 denúncias.

» Clique para acessar informativo sobre a Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes no período do Carnaval

Fonte: SDH/PR

Notícias Relacionadas

Visitantes gastaram US$ 6,9 bilhões no país. O resultado teve forte influência da Copa do Mundo
+
Mundial de futebol quebrou recordes históricos e se tornou o evento mais comentado do ano nas redes sociais em todo o mundo
+
Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+