Sete áreas operacionais serão avaliadas na Arena Pernambuco nesta quarta

21/05/2013 - 16:48
Amistoso entre Náutico e Sporting será evento-teste oficial do Comitê Organizador Local (COL). Estarão em observação Limpeza, Transporte, Competições, Serviços Médicos e ao Espectador, Tecnologia de Informação e Segurança. Noventa por centro dos ingressos destinados à comercialização foram vendidos

Durante o amistoso entre Náutico e Sporting (Portugal) nesta quarta-feira (22.05) na Arena Pernambuco, sete áreas operacionais serão avaliadas pelo Comitê Organizador Local (COL). O evento-teste oficial do novo estádio de São Lourenço da Mata, na região metropolitana do Recife, servirá para a observação do funcionamento de serviços e equipamentos para que ajustes possam ser feitos até a realização da Copa das Confederações FIFA 2013. A Arena Pernambuco receberá três partidas do torneio.

Serão testados aspectos de Limpeza e Resíduos, Transporte, Competições, Serviços Médicos, Serviços ao Espectador, Tecnologia da Informação e Segurança.

Os responsáveis pela limpeza do estádio serão treinados pelas equipes do COL para a implantação dos padrões que serão adotados na Copa das Confederações.  Um desses aspectos é a coleta seletiva de resíduos recicláveis. No que diz respeito ao transporte, o Comitê organizará internamente a operação, ou seja, comandará os processos da chegada e saída dos times e dos árbitros no estacionamento do estádio.

Na área de serviços ao espectador, o COL orientará as equipes de operação da arena no planejamento das filas dos portões de entrada, com o objetivo de evitar aglomerações.

Nos testes de competições, a atenção estará voltada para o gramado, que vai ser irrigado, cortado e tratado no mesmo padrão dos jogos do torneio dos campeões. Já os gandulas receberão a orientação e o treinamento semelhante ao da Copa das Confederações.

Arena Pernambuco no dia da inauguração

Será testado também o atendimento no campo de jogo e no posto médico dos jogadores. Na área de tecnologia de informação, várias avaliações serão realizadas: sonorização, telões, infraestrutura de conexão e o sistema de distribuição de sinais de televisão para camarotes e áreas comuns são alguns exemplos de itens observados.

Para a área de segurança, está previsto o emprego de cerca de 600 stewards, que também ajudam na orientação do público. A revista ainda não será feita da forma a ser implantada na Copa das Confederações. A operação no perímetro externo da arena é de responsabilidade exclusiva das forças de segurança pública. 

Segurança pública

De acordo com o governo do estado de Pernambuco, o primeiro jogo profissional da nova arena contará com mais de 800 profissionais para garantir a segurança dos torcedores. O público máximo será de 30 mil pessoas. Segundo o consórcio responsável pela operação da arena, já foram vendidos 90% dos ingressos destinados à comercialização.

Carol Delmazo - Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Mais de dois mil itens, entre televisores, computadores e telefones celulares, serão entregues a 64 escolas das doze sedes, além de 26 organizações não-governamentais
+
Foi movimentado mais de um bilhão de reais na economia do estado, que recebeu 160 mil turistas estrangeiros e teve taxa média de ocupação hoteleira de 80%
+
Tarifa é de R$ 2,15 e os usuários que desejarem experimentar o novo modal poderão utilizar o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM)
+
Presidente da FIFA também destacou o alto nível do futebol desta edição da Copa. CEO do Comitê Organizador Local, Ricardo Trade, exaltou o sucesso da organização do torneio
+