Simulação para recepção de delegações e convidados VIP é realizada no Galeão

09/05/2013 - 11:55
Iniciativa faz parte dos preparativos do aeroporto internacional do Rio de Janeiro para a Copa das Confederações. Atividade também será feita até o fim desta semana em Salvador, Fortaleza e Recife

Divulgação/ Infraero#

Foi realizado na terça-feira (07.05) um exercício simulado para a recepção de delegações de futebol e convidados VIP (chefes de Estado e autoridades) na Base Aérea do aeroporto internacional Antonio Carlos Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro. A iniciativa faz parte dos preparativos para a Copa das Confederações FIFA 2013.

Cerca de 100 pessoas participaram do simulado. Uma aeronave Boeing 707, cedida pela Aeronáutica, e um micro-ônibus da Infraero foram utilizados para a ação. A atividade contou com a participação de representantes da Infraero, Base Aérea, FIFA, Anvisa, Vigiagro (Vigilância Agropecuária), Polícia e Receita Federal. A meta da ação é garantir fluidez e agilidade no atendimento aos passageiros durante a competição. Os aeroportos de Salvador, Fortaleza e Recife também cumprirão o procedimento até o final desta semana.

O planejamento da Infraero e dos demais órgãos públicos que atuam no Galeão inclui outras ações, como o treinamento de voluntários que atuarão durante os dias do evento, o reforço do contingente de funcionários da Infraero e das companhias aéreas no terminal e a capacitação de cerca de 120 policiais federais em curso de direção defensiva promovido pela própria Infraero. Além disso, serão realizadas operações especiais de segurança em conjunto com Polícia e Receita Federal para combater o extravio de bagagens.

Além dos preparativos dos órgãos atuantes no Galeão, estima-se a presença de aproximadamente 280 voluntários da FIFA e do Governo Federal para atuar no receptivo de passageiros no terminal carioca.

Obras no Galeão

O aeroporto do Galeão passa atualmente por obras para ampliar a capacidade operacional do complexo aeroportuário e aumentar o conforto dos usuários até 2014, sendo que algumas das melhorias já estarão disponíveis para a Copa das Confederações.

Em janeiro, foi inaugurada uma nova área no terminal de passageiros 2 do aeroporto. Também no terminal 2, foi entregue um novo espaço de imigração para uso da Polícia Federal, com 18 novas cabines e área exclusiva para o atendimento aos brasileiros, dando maior agilidade ao processo imigratório.

Além disso, o Galeão ganhou 32 novos balcões de check-in, passando de 48 para 80 posições. Outra melhoria prevista até o início da competição é a inauguração de cinco novas escadas rolantes no terminal de passageiros 1 do aeroporto.

Fonte: Infraero

Notícias Relacionadas

Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Os legados esportivos, econômicos, de infraestrutura, de imagem e promoção do Brasil, dentre outros, serão abordados nos dois dias de palestras
+
Estruturas como o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, usado no Mundial, foram empregadas na competição de vela que está sendo realizada no Rio de Janeiro
+