SP prevê conclusão do Centro de Comando e Controle em abril. Estado receberá 15 delegações

28/02/2014 - 12:13
Estrutura reúne todas as instituições responsáveis pela segurança durante a Copa do Mundo

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou nesta sexta-feira que o Centro de Comando e Controle de São Paulo tem previsão de conclusão em abril. A estrutura, prevista para as 12 cidades-sede da Copa do Mundo, reúne e integra as diversas instituições responsáveis pela segurança. Entre a capital e cidades do interior, São Paulo receberá 15 delegações durante a Copa do Mundo.

Diante dessa perspectiva, o esquema de escolta para garantir a tranquilidade das equipes nos traslados entre aeroportos, Centros de Treinamento de Seleções e estádios foi debatido nesta manhã durante reunião no Palácio do Planalto, em Brasília. Participaram o ministro do Esporte, Aldo Rebelo; o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; o ministro da Defesa, Celso Amorim, além de representantes da Abin e da Polícia Federal e do governo paulista.

"Vamos ter em São Paulo 15 delegações. É quase metade dos 32 times. Então tem muito deslocamento para aeroporto e para estádio. Por isso, discutimos escolta e esquema segurança", afirmou Alckmin, na saída do evento. Segundo o governador, esse esquema também contempla as garantias de tranquilidade para torcedores e chefes de Estado.

Quatro pontos de referência

Em São Paulo, haverá um conselho de coordenação do trabalho de segurança, integrado por quatro instituições. Além da Secretaria de Segurança Pública do Estado, da Polícia Federal e do Exército, a Prefeitura do município terá participação direta. "É importantíssima a integração dos vários órgãos. Em São Paulo seremos um quarteto", disse Alckmin.

Segundo o governador, a experiência com a Tropa do Braço, realizada no estado durante a última manifestação contra a realização do Mundial em São Paulo, foi pauta da conversa. "A experiência com a tática de isolamento dos mascarados foi exitosa. Diminuiu a depredação e diminuiu o confronto", afirmou o governador.

De acordo com o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella Vieira, há possibilidade de que detalhes da experiência no planejamento e execução da operação sejam compartilhados com outras sedes.

Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+
Os legados esportivos, econômicos, de infraestrutura, de imagem e promoção do Brasil, dentre outros, serão abordados nos dois dias de palestras
+
Estruturas como o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, usado no Mundial, foram empregadas na competição de vela que está sendo realizada no Rio de Janeiro
+