Terminal de passageiros do porto de Fortaleza é inaugurado com "invasão mexicana"

16/06/2014 - 12:25
Terminal tem capacidade para receber até 4,5 mil pessoas simultaneamente. Navio com 3,6 mil mexicanos inaugurou a operação do novo complexo

O novo terminal de passageiros do Porto do Mucuripe, em Fortaleza, foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (16.06) com uma invasão mexicana à capital cearense. Pelo menos 3,6 mil torcedores chegaram por volta das 5h30 em um navio da empresa MSC. Eles assistirão ao jogo contra a Seleção Brasileira amanhã, na Arena Castelão, pela segunda rodada do Grupo A da Copa do Mundo. Na quinta-feira, o navio embarca para Recife, onde o time da América Central enfrenta a Croácia no dia 23.

Os torcedores mexicanos foram recebidos no Porto do Mucuripe com apresentações do tradicional forró pé-de-serra e de quadrilhas juninas. “Já deu para perceber que o morador de Fortaleza é muito gentil, receptivo. Estamos adorando aqui e esperamos voltar outras vezes”, disse o mexicano Eliodoro Etchevaria, acompanhado da esposa e de outros dois amigos. Sobre a chance de vencer o Brasil nesta terça-feira, no Castelão, o grupo acha muito difícil e preferiu arriscar no empate como palpite. “Assim fica bom para todo mundo. Ninguém sai chateado”, brincou Jesus Manso.

Já os amigos Armando, José e Júlio, que moram na Cidade do México e estão pela primeira vez no Brasil, foram mais otimistas e arriscaram na vitória mexicana para o confronto diante da Seleção Brasileira. “Vai ser 2 x 1. Estamos acostumados a ganhar do Brasil, como foi nos jogos olímpicos de Londres”, disse Armando, referindo-se à partida decisiva das Olimpíadas - terminou com vitória do México por 2 a 0. No último jogo entre as duas seleções, porém, o time brasileiro ganhou por 2 a 0 na Copa das Confederações de 2013, em jogo disputado também em Fortaleza.

Porto de Fortaleza

Segundo a Companhia Docas do Ceará, empresa que administra o porto, o terminal tem capacidade para receber cerca de 4.500 passageiros por turno, para embarque ou desembarque. O novo complexo, que tem 350 metros de extensão e 13 metros de profundidade, recebeu investimentos de R$ 205 milhões. O valor inclui obra civil, utilidades, mobiliário operacional, licenciamento e compensação ambiental, indenizações, fiscalização e aquisição de equipamentos (scanner, circuito fechado de televisão, raio X, elevador, escada rolante, defensas, entre outros).

O novo terminal de passageiros de Fortaleza, que está previsto na Matriz de Responsabilidades para a Copa do Mundo, é adequado para receber os principais cruzeiros do mundo. Além disso, o prédio da estação de passageiros poderá ser adaptado para a realização de eventos, como exposições de arte ou lançamentos de livro.

De acordo com o presidente da Companhia Docas do Ceará, Paulo André Holanda, o novo empreendimento atende às demandas de expansão identificadas no Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Fortaleza para os próximos 30 anos. “De 2007 para cá dobramos a movimentação de cargas. Em abril de 2014 atingimos 506 mil toneladas de importação e exportação, crescendo 7,5% em relação ao mesmo período do ano passado”, afirmou Holanda, citando a movimentação de cargas do porto.

Turistas no Ceará

Pelo menos 10 mil mexicanos são esperados em Fortaleza para acompanhar a partida entre Brasil e México. Segundo dados da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), além do navio, 16 voos fretados da empresa AeroMexico desembarcam entre hoje e amanhã na capital cearense. Outros 25 ônibus estão vindo de Natal, onde o time mexicano enfrentou a Croácia no último dia 13. “Viemos para ganhar”, brincou a torcedora Maria Iraies. No total, a capital cearense receberá em torno de 350 mil turistas durante a Copa do Mundo. Deste, 140 mil devem ser estrangeiros, segundo estimativa da Secretaria do Turismo do Ceará.

Thiago Cafardo, do Portal da Copa em Fortaleza

Notícias Relacionadas

Na arena Castelão, foram 49,4 toneladas, enquanto na Fan Fest foram outras 41,4 toneladas. Atividade envolveu 350 catadores de 17 instituições
+
Empresa transmitiu 166 terabytes de dados no anel óptico interligando as 12 arenas da Copa ao IBC da FIFA no Rio de Janeiro
+
A atuação de Messi na final da Copa do Mundo não agradou os torcedores, mas craque foi aplaudido quando apareceu no telão após a derrota para a Alemanha
+
Torcedores das duas equipes elogiam clima de festa que permeou a Copa do Mundo no Brasil
+