Torcedores aprovam comodidade, acesso e segurança da Arena Castelão

27/01/2013 - 21:51
Estádio cearense para a Copa do Mundo teve rodada dupla na inauguração deste domingo (27.01), com quatro torcidas na arquibancada

A Arena Castelão teve um colorido especial com as presenças das torcidas das quatro equipes que disputaram a rodada dupla de inauguração do estádio, neste domingo (27.01). Os torcedores de Fortaleza, Ceará, Sport e Bahia dividiram a arquibancada e encheram o local antes mesmo da primeira partida, que começou às 17 horas (horário de Brasília). Cerca de 40 mil ingressos foram vendidos, sendo que uma mesma entrada valia para os dois jogos. A capacidade da arena é de 63.903 lugares.

Os torcedores do Fortaleza e do Ceará, acostumados ao antigo Castelão, elogiaram a facilidade na compra dos ingressos e no acesso ao estádio. O estudante Bruno Marques, 28 anos, é tricolor e acompanhou as mudanças na arena desde criança. “São três etapas de evolução do estádio cearense. Em 2000 teve uma reforma que o estádio ficou num patamar de exigência bom e, agora, excelente. A primeira mudança é o acesso ao estacionamento, de cara o torcedor vê a diferença, segundo é a facilidade na compra de ingresso e acesso do torcedor ao estádio e às arquibancadas. Comprei o ingresso aqui, foi fácil, sem fila, algo surpreendente”, relata.

Foto: Danilo Borges/Portal da Copa#

Na terça-feira (22.01), o mecânico Leandro Araújo, 19 anos, já estava com o ingresso na mão para ver o Fortaleza. Ele adquiriu a entrada para a arquibancada superior pelo preço de R$ 50,00 (inteira), na bilheteria do estádio Presidente Vargas. Ele comemorou o fato do Ceará poder receber os megaeventos esportivos na arena. “O antigo Castelão era bom, mas tinha que mudar mesmo. Vai ser bom para o futebol cearense receber a Copa das Confederações agora no meio do ano, ver o Brasil jogar aqui, o Neymar...”

Para o engenheiro agrônomo Francisco de Freitas, torcedor do Ceará, a arena é uma demonstração da capacidade da engenharia brasileira e é motivo de orgulho para a população. “Se o Castelão já foi uma coisa moderna para nós, o Novo Castelão, com equipamentos de última geração, é uma obra que orgulha a todos os cearenses, o povo nordestino e o brasileiro. A nossa engenharia está dando uma prova de que é capaz”, ressalta.

Entusiasmado com o novo estádio, o estudante e torcedor do Ceará, Gregori Sobreira, 26 anos, já comprou o ingresso da partida Brasil x México válido pela Copa das Confederações, que será disputada no dia 19 de junho, em Fortaleza. “O Castelão sempre foi um estádio belíssimo, mas esse aqui não se compara, eu estou encantado”, comentava ele, quando foi interrompido pelo alto falante, “agora o som funciona, porque antigamente a gente não escutava, não entendia”.

Jogos
A expectativa pela nova arena contagiou de otimismo os torcedores, que antes das partidas da rodada dupla da Copa Nordeste, esperavam grandes exibições dos times cearenses. O estudante Ítalo Carvalho, 18 anos, apostava que o Fortaleza repetisse o último resultado e derrotasse o Sport por 3x0. Filarmon dos Santos, também estudante, apostava em 2x0. No entanto, após o apito final o placar ficou em branco na primeira partida da noite.

Apesar da rivalidade entre o tricolor e o Ceará, Francisco de Freitas conta que os alvinegros chegaram a torcer pelo Fortaleza. “A torcida do Ceará, como a do Fortaleza, torce uma contra o time da outra. Mas, os pernambucanos foram mexer com a torcida do Ceará, aí ficamos contra eles. O bairrismo pega mais”.

O mesmo não aconteceu com o lado tricolor. Os torcedores do Fortaleza que ficaram para a segunda partida, apesar de não terem comemorado pelo seu time, pularam na arquibancada quando o Bahia fez 1x0 no Ceará. Não adiantou a confiança de do aposentdo Francisco Lima, 61 anos, nem do comerciante José dos Santos, 58 anos, que no intervalo do jogo apostavam na virada. No fim, o único gol da noite foi o do camisa 8 do time baiano, o pentacampeão mundial Kleberson.

Leia também:

» Operários do Castelão recebem ingressos para a Copa do Mundo

» Pentacampeão mundial anota primeiro gol na nova Arena Castelão

» Arena Castelão contou com esquema especial de segurança para rodada dupla

Gabriel Fialho - Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Cidade hospedou campeões mundiais durante a Copa do Mundo e recebeu legados como Centro de Treinamento e promoção da imagem local
+
Na arena Castelão, foram 49,4 toneladas, enquanto na Fan Fest foram outras 41,4 toneladas. Atividade envolveu 350 catadores de 17 instituições
+
Portões da estrutura abrem às 13h no sábado (12.07) e no domingo (13.07)
+
Espaços oferecem entretenimento, local para descanso, informações turísticas, internet wifi e outras comodidades para os viajantes. No Santos Dumont, 26,8 mil pessoas aproveitaram a estrutura oferecida
+