Treinamento presencial tem início nas seis sedes da Copa das Confederações

27/04/2013 - 21:30
Curso de formação do Programa Brasil Voluntário acontece simultaneamente nas seis sedes do torneio. Atividade são certificadas pela Universidade de Brasília

Auditórios lotados e muita empolgação marcaram o primeiro dia de treinamento presencial do programa Brasil Voluntário, coordenado pelo Ministério do Esporte, que aconteceu simultaneamente nas seis sedes da Copa das Confederações da FIFA 2013 neste sábado, 27 de abril. As cidades receberam centenas de candidatos, animados com a possibilidade de atuar durante o torneio, que acontece entre 15 e 30 de junho.“Eles estão fazendo parte de um time, um time chamado Brasil, que vai conduzir a relação com todas as pessoas do mundo que virão pra cá e o posicionamento da imagem do Brasil perante o mundo. Esse encontro é importante para consolidar esse espirito de união”, afirmou o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Ricardo Cappelli, que compareceu à cerimônia de abertura na Universidade de Brasília (UnB).

No total, 7 mil pessoas foram selecionadas para a segunda etapa de capacitação, depois de passarem pelo treinamento virtual. O curso é coordenado pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com as instituições públicas de ensino superior das demais cidades. Após a capacitação, os voluntários irão auxiliar o público local e internacional em áreas de fluxo como aeroportos, pontos turísticos e arredores dos estádios nas sedes.

Fotos: Brasil Voluntario, Marcelo Ferreira e Julio Sandy#Panorama do início da capacitação presencial dos candidatos a voluntários. Qualificação ocorre nas seis sedes

“A proposta é dar uma formação ampla aos voluntários e ajudar a criar uma cultura de voluntariado no Brasil”, afirmou a decana de extensão da Universidade de Brasília, Therese Hoffman, durante a cerimônia de abertura na capital federal.

Os candidatos de Brasília e Recife tiveram noções básicas de Segurança e Primeiros Socorros, com aulas ministradas pelo Corpo de Bombeiros local. Já os inscritos de Belo Horizonte e Fortaleza participaram de dinâmicas sobre História e Cultura da Cidade-Sede, enquanto os do Rio de Janeiro e Salvador receberam capacitação em Hospitalidade e Acolhimento.

» Segundo dia de treinamentos mobiliza as seis sedes

“Nunca fui voluntário e a expectativa é boa para a Copa das Confederações porque eu, como estudante de educação física, tenho que ficar envolvido com as coisas que estão acontecendo na minha area”, afirmou Henrique Bueno, de Belo Horizonte. O jovem de 21 anos saiu de Viçosa, a 400km da capital mineira, para participar do treinamento e foi um dos primeiros a chegar à Faculdade de Direito da UFMG, onde ocorreu o treinamento.

Professores de Turismo, Psicologia, Educação Física e Artes da UnB ministraram o curso presencial em parceria com docentes das universidades federais das cidades-sede. Para auxiliar os professores, 60 alunos de cada uma das instituições públicas de ensino superior exercerão a função de monitores durante os cursos. O conteúdo é passado através de oficinas e dinâmicas que também contribuem para o entrosamento e troca de experiência entre os voluntários.

“No treinamento presencial você vê o tanto que os outros voluntários estão dispostos a ajudar e isso te dá ainda mais entusiasmo. Estou aprendendo muito. Alguns primeiros socorros, que eu achava que eram simples, eu vi que há uma série de fatores que é preciso analisar”, conta o candidato William Alves, 30 anos, de Brasília.

#Candidatos a voluntários de Fortaleza no primeiro dia da capacitação presencial

Candidato em Fortaleza, José Humberto Raulino, de 19 anos, empolga-se com a possibilidade de mostrar as qualidades da cidade aos torcedores na época da Copa das Confederações.  Ele saiu de Morada Nova, a 160 km da capital cearense, para acompanhar as aulas. “Já fiz trabalho voluntário com crianças carentes na minha cidade e estou acostumado a ajudar. Agora quero auxiliar todos que precisarem de orientação durante os jogos para que saiam daqui com uma boa impressão”, afirma.

A enfermeira Maitê Morato ficou bastante satisfeita com o primeiro dia em Salvador. “Acredito que iremos levar conosco o que aprendemos pelo resto da vida. Saber se comunicar, saber lidar com o visitante, independente da área em que [o candidato] atua, é muito importante para quem está participando deste projeto”, analisa.

Aulas
As aulas acontecerão durante três fins de semana, com turmas separadas de acordo com os horários: sábados à tarde (13h-18h), domingos pela manhã (8h-13h) ou domingos à tarde (14h-19h) até 19 de maio. No dia 11 de maio, os candidatos poderão fazer o Teste de Inglês para Comunicação Internacional – TOEIC (Test of English for International Communication). Oferecido gratuitamente pelo Brasil Voluntário, o TOEIC é um teste de proficiência em língua inglesa que mede a habilidade dos examinados em se comunicar no idioma.

Após a Copa das Confederações, o Brasil Voluntário reabrirá o cadastro para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. A expectativa para o Mundial é de selecionar e treinar cerca de 50 mil voluntários para as 12 cidades que serão sede do evento no ano que vem. Para se inscrever, basta preencher um cadastro e fazer o perfil na rede Brasil Voluntário.

Fonte: Brasil Voluntário

Notícias Relacionadas

Capital do Mato Grosso contou com a atuação de 357 voluntários, em locais como aeroporto, rodoviária, Arena Cultural, entorno da Arena Pantanal, FIFA Fan Fest e Centro Aberto de Mídia
+
Voluntários do governo federal aprovam experiência no Mundial; objetivo agora é aproveitar a vivência adquirida em novos projetos e na busca por oportunidades no mercado de trabalho
+
Certificação digital estará disponível na plataforma de agendamento; voluntários do governo federal serão comunicados por email
+
Voluntários do governo federal falam sobre a oportunidade de atuar no auxílio a torcedores e visitantes e relatam as emoções vividas durante o Mundial
+