Treinamento a distância do Brasil Voluntário tem início no dia 11 de março

08/03/2013 - 10:33
Entre os conteúdos programados, há módulos como história do esporte e do futebol, cultura e pontos turísticos das cidades-sede e noções de inglês e espanhol

Os selecionados para a primeira fase do programa Brasil Voluntário passarão, em março, pela primeira etapa de treinamento para a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013. O treinamento a distância terá início na próxima segunda-feira (11.03). As atividades serão online e os candidatos terão um mês para completar os módulos, até 11 de abril.

Será possível realizar o treinamento a qualquer momento neste período, sendo que o candidato pode pausar e retomar um módulo quando quiser. Só passam para a próxima fase os que completarem as atividades no prazo. O acesso ao ambiente do treinamento será na própria rede social do Brasil Voluntário.

Entre os conteúdos programados, há módulos como a história do esporte e do futebol, cultura e pontos turísticos das cidades-sede (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador) e noções de inglês e espanhol.

“Tudo foi feito a partir de uma metodologia que define três dimensões: acolhimento, comprometimento e hospitalidade. Criamos exercícios voltados para elas dentro de todo o conteúdo”, explica a professora Cecília Leite Oliveira, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). O IBICT é parceiro da Universidade de Brasília (UnB) e produziu o conteúdo do treinamento por meio de um acordo de cooperação com o Ministério do Esporte.

Forma de jogo
A primeira parte do processo será a mais interativa. O conteúdo dos módulos será intercalado com perguntas em formatos de quiz. Já o Jogo do Voluntário vai permitir que os candidatos adquiram conhecimento tanto sobre as cidades-sede quanto sobre voluntariado. “O usuário recebe uma série de elementos e vai tendo missões para cumprir e decisões para tomar. Todas as ações serão formas de sinalizar o perfil de cada um”, explica Cecília Oliveira.

A ferramenta permitirá, por exemplo, que os usuários viajem pelas cidades que vão receber a Copa das Confederações e conheçam os principais pontos turísticos. Também será possível atender aos turistas que pedem ajuda em cada cidade e responder questionários sobre como agir em situações que poderá encontrar como voluntário. “É uma forma lúdica de identificar as aptidões dos candidatos”, comenta Cecília.

Outro ponto destacado pela professora Thérèse Hofman, decana de extensão da UnB, é de que as questões não possuem apenas uma resposta correta. “Nossa preocupação é dar conhecimento para que a pessoa possa, a partir dali, se interessar em progredir”, afirma.

Ao fim do treinamento virtual, os candidatos que concluírem todos os módulos receberão um certificado de participação emitido pela UnB. O mesmo ocorrerá na fase presencial do treinamento e para a atuação voluntária em si, que também será certificada pela universidade.

Próxima fase
O resultado do treinamento virtual será divulgado entre 12 e 18 de abril. A fase seguinte será realizada em cada uma das seis cidades-sede da Copa das Confederações. A formação acontece entre 20 de abril e 11 de maio e o resultado final do Brasil Voluntário, com o nome dos selecionados para atuar na competição que começa em 15 de junho, em Brasília, será divulgado em 22 de maio.

Fonte: Brasil Voluntário

Notícias Relacionadas

Capital do Mato Grosso contou com a atuação de 357 voluntários, em locais como aeroporto, rodoviária, Arena Cultural, entorno da Arena Pantanal, FIFA Fan Fest e Centro Aberto de Mídia
+
Voluntários do governo federal aprovam experiência no Mundial; objetivo agora é aproveitar a vivência adquirida em novos projetos e na busca por oportunidades no mercado de trabalho
+
Certificação digital estará disponível na plataforma de agendamento; voluntários do governo federal serão comunicados por email
+
Voluntários do governo federal falam sobre a oportunidade de atuar no auxílio a torcedores e visitantes e relatam as emoções vividas durante o Mundial
+