Treinamento presencial do Brasil Voluntário continua nas doze cidades-sede da Copa

19/05/2014 - 17:45
No terceiro fim de semana de capacitação, participantes do programa assistiram à apresentação de um dos quatro módulos previstos: segurança e primeiros socorros, mobilidade, integração e turismo

Rodrigo Pires#Em São Paulo, voluntários receberam treinamento em segurança e primeiros socorrosA menos de um mês para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, o treinamento do programa Brasil Voluntário segue movimentado nas doze cidades-sede do Mundial.  No terceiro fim de semana de capacitação, 17 e 18 de maio, o Brasil Voluntário continuou a apresentação dos quatro módulos do treinamento: segurança e primeiros socorros; mobilidade; integração; e turismo. Os temas ocorrem de maneira alternada entre as cidades.

Os participantes de Cuiabá, Curitiba, Manaus e São Paulo fizeram o módulo de segurança e primeiros socorros, que apresentou noções básicas de atendimento emergencial e combate a incêndios. Dividido em teórico e prático, o curso apresentou aos selecionados diversas técnicas de primeiros socorros, como combate a incêndio e ressuscitação cardíaca.

Atento às explicações do curso, Celso Lessa, de Curitiba, aprovou o treinamento. Experiente, o inscrito agora espera levar essa bagagem para o período de Copa do Mundo. “Atuei na prevenção contra incêndio em provas de automobilismo, por causa disso acho que posso contribuir com a segurança dos torcedores”, afirmou.

Já o módulo de Turismo foi apresentado aos inscritos de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife e Natal. Nas palestras com representantes das sedes, os inscritos conheceram mais sobre os pontos turísticos de suas cidades e foram informados do planejamento para a Copa. No curso, os inscritos tiveram noções de turismo e hospitalidade.

A carioca Ana Maria da Silva, 58 anos, que também já foi voluntária em outros eventos, o último deles a Jornada Mundial da Juventude, mostrou empolgação com a ideia de receber turistas em sua cidade. “Já viajei para a Europa e outros lugares, mas eu acho que o brasileiro é o povo que sabe receber melhor as pessoas. Conheço todo o Rio de Janeiro e acho que, como um grãozinho de areia, eu posso fazer a diferença nesta Copa do Mundo. Os turistas não podem vir pra cá e ficar só no Maracanã. Esta cidade é maravilhosa”, afirmou.

Mobilidade
Em Porto Alegre, Brasília e Fortaleza, foi a vez dos inscritos participarem do curso de Mobilidade. O módulo, apresentado pelas sedes, traz detalhes da operação de mobilidade para o Mundial. Os inscritos puderam conferir a distribuição dos pontos de movimentação de público nas cidades durante os jogos.

Na capital do Rio Grande do Sul, o casal Irmberto, 72 anos, e Elisa Haag, 70, viu no evento uma oportunidade de retribuir o apoio que costuma receber quando viaja ao exterior. “Nós costumamos fazer ações comunitárias, e a Copa será um momento importante para lidar com os turistas”, disse Irmberto.

O casal valoriza o auxílio de moradores locais quando está fora da terra natal e enfrenta dificuldades. “Quando estivemos na Suíça, nos perdemos e fomos ajudados. No Paraguai, também enfrentamos um momento complicado. Esse apoio nos dá segurança, e isso queremos dar a quem nos visitar”, completou Elisa.

Em Salvador, os inscritos participaram de um dos módulos mais animados do programa: o de integração. Monitores alunos de cursos de educação física e teatro fizeram dinâmicas em grupo e jogos que abordaram curiosidades de cada país participante do torneio, além de apresentar situações que podem ocorrer durante a atuação no Mundial.

Mais capacitação
O último fim de semana de treinamento acontece nos dias 24 e 25 de maio, seguindo a alternância dos módulos nas cidades-sede.  Ao receber o e-mail de convocação, o selecionado deve atentar-se tanto às datas do treinamento quanto ao horário da turma para a qual foi selecionado. Pedidos de mudança de turno ou dias devem ser comunicados por email no endereço: convoca@brasilvoluntario.gov.br. Após o fim da capacitação presencial, haverá a última etapa de seleção, que convocará os voluntários para atuar na Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

Fonte: Brasil Voluntário

Notícias Relacionadas

BRT carioca teve seis novas estações inauguradas neste fim de semana e liga a Barra da Tijuca ao aeroporto do Galeão
+
Aeroportos, segurança pública e atrativos turísticos têm mais de 80% de aprovação entre os profissionais de imprensa
+
Ao todo, 1,6 milhão de passageiros passaram pelos terminais entre 10/6 e 13/7. A cada 10 passageiros que desembarcaram no país, um passou pela capital
+