Turismo: Torre de TV é reaberta em Brasília

07/06/2014 - 16:34
Complexo está renovado e pode receber visitantes. Local ganhou também um Centro Atendimento ao Turista

Foto: Dênio Simões/GDF#A Torre de TV de Brasília está renovada, equipada e reaberta para visitação de brasilienses e dos turistas que estarão na cidade durante a Copa do Mundo. O complexo voltou a funcionar neste sábado (07.06). Além da revitalização e da reforma estrutural, o local ganhou um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e um café com produtos típicos do Distrito Federal.

As obras do complexo, a cerca de 800 metros do Estádio Nacional Mané Garrincha, incluíram reforma do piso térreo, guarda-corpos, piso inferior, troca dos três elevadores, inclusão de plataformas elevatórias para cadeirantes e escadas rolantes que ligam a Torre à Feira de Artesanato, poucos metros abaixo. O valor investido pelo Governo do Distrito Federal foi de R$ 12 milhões.

Localizado no Mezanino da Torre, que foi revitalizado, o CAT seguirá o padrão de outros postos da cidade: acesso à internet, telefone e materiais impressos como mapas, folhetos com horários de abertura dos pontos turísticos, cartões-postais e dicas de roteiro. O atendimento será realizado em português, inglês, espanhol, japonês, francês e na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

“A entrega da Torre de TV não significa apenas cuidar da beleza da cidade, mas da economia e dos empregos. Todo esse investimento permanecerá para o povo do Distrito Federal após a Copa do Mundo”, afirma o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

Os comerciantes também voltam a integrar o Complexo. As 600 bancas da Feira da Banca de Artesanato abrirão diariamente – e, durante a Copa, em horário prolongado (veja serviço). O Mezanino foi reaberto com a exposição “Festa dos Estados – 48 anos de História com Brasília”.

O Jardim Burle Marx, entre a Torre e a Rodoviária, está parcialmente pronto: as calçadas, ciclovias e paisagismo até a Fonte Luminosa podem ser aproveitadas pela população.

Foto: Dênio Simões/GDF#

História

Inaugurada em 1967, a Torre de TV tem 224 metros de altura (terceira estrutura mais alta do Brasil) e um mirante a 75 metros do solo, com visão privilegiada da cidade. O complexo recebe cerca de 1 mil visitantes por dia, A Torre foi projetada pelo arquiteto e urbanista Lúcio Costa, que buscou inspiração na Torre Eiffel, de Paris.

Horários de funcionamento da Torre de TV
- Mezanino e Mirante: de segunda a domingo, das 9h às 20h
- Centro de Atendimento ao Turista: de segunda a domingo, das 7h às 19h
- Café da Agricultura Familiar: de terça a domingo, das 13h às 19h
- Feira de Artesanato: de segunda a domingo, das 8h às 20h (até 23h durante a Copa)
- Fonte Luminosa: de segunda a domingo, das 7h às 9h; das 11h30 às 14h30; e das 17h às 22h
- Exposição Festa dos Estados: até 20 de julho (de terça a domingo, das 10h às 18h)

Inauguração - Complexo da Torre de TV em Brasília

Inauguração - Complexo da Torre de TV em Brasília

Renato Freire, do Portal da Copa em Brasília

Notícias Relacionadas

Visitantes gastaram US$ 6,9 bilhões no país. O resultado teve forte influência da Copa do Mundo
+
No confronto entre Brasil x Colômbia, pelas quartas de final, a lotação hoteleira de Fortaleza alcançou 97%
+
Ações do Mundial foram apresentadas a gestores públicos em encontro no Palácio do Planalto. Pronatec Turismo registrou mais de 166 mil matriculados até o início do torneio
+
No período do Mundial, a capital federal recebeu 633 mil visitantes, sendo 488.903 brasileiros e 143.743 estrangeiros. Números superaram as estimativas iniciais
+