Turistas se impressionam com artesanato brasileiro em São Paulo

22/06/2014 - 15:26
Obras de artesãos do projeto Vitrines Culturais têm espaço próprio na Fan Fest da cidade

Fotos: Leonardo Lourenço/Portal da Copa#Os turistas que passam pela Fan Fest de São Paulo têm a oportunidade de conhecer um pouco da cultura do Brasil além de assistir aos jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014. Dentro do evento, no Vale do Anhangabaú, um grande estande apresenta centenas de peças criadas por artesãos de todo o país, selecionados por meio do projeto Vitrines Culturais, do Ministério da Cultura.

Na capital paulista, o espaço dedicado aos artesanatos nacionais funciona dentro do evento e todas as regiões do Brasil estão representadas. Democrática, a exposição tem peças para todos os bolsos: desde bijuterias de R$ 7 até uma gola de caboclo, espécie de vestimenta utilizada no maracatu, de R$ 2.340.

O local tem atraído principalmente os turistas estrangeiros. “É muito bonito, bem diferente do que nós conhecemos”, disse a chilena Eleonora Araneda. “Achei interessante (o espaço) ter sido erguido em meio à festa do futebol”, acrescentou o marido dela, Maurício Morales.

Os brasileiros também elogiaram a iniciativa. “Bem bacana, mostra a cultura de cada lugar do país. Todo mundo acaba entrando para dar uma olhada”, afirmou a atendente de telemarketing Amanda Nunes da Silva, 18. “São peças bem representativas, uma seleção maravilhosa”, opinou.

Em São Paulo são vendidos cerca de 20 artesanatos por dia e o valor arrecadado será repassado integralmente aos artesãos. Foram contemplados 95 profissionais, que têm as obras à venda em estandes semelhantes em outras seis cidades-sede da Copa do Mundo: Belo Horizonte, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.

Leonardo Lourenço, do Portal da Copa em São Paulo

Notícias Relacionadas

No período do Mundial, a capital federal recebeu 633 mil visitantes, sendo 488.903 brasileiros e 143.743 estrangeiros. Números superaram as estimativas iniciais
+
Equipamentos substituem luminosidade do sol, favorecendo a germinação da grama
+
Estádio da abertura da Copa já rendeu R$ 6,8 milhões aos cofres corintianos, enquanto em 11 partidas como mandante neste ano, fora de Itaquera, o clube arrecadou R$ 3,2 milhões
+
Principais emissores de turistas foram Argentina, Chile, Colômbia e Estados Unidos
+