Últimos jogos das Eliminatórias definem oito vagas restantes para a Copa do Mundo

18/11/2013 - 19:09
Nesta terça, serão disputadas duas partidas decisivas do classificatório da África e quatro jogos da repescagem europeia. Na quarta, serão realizados os dois confrontos válidos pela repescagem intercontinental

As últimas oito seleções classificadas para a Copa do Mundo serão conhecidas nesta terça-feira (19.11), quando serão disputadas duas partidas de volta da fase final das Eliminatórias da África e quatro jogos da repescagem europeia, e nesta quarta-feira (20.11), data dos dois confrontos válidos pela repescagem intercontinental.

Gana, México e Uruguai são as equipes com maior vantagem para se juntar às outras 24 já garantidas no Mundial de 2014. Os ganenses bateram o Egito por 6 x 1, enquanto o México superou a Nova Zelândia por 5 x 1 e o Uruguai aplicou 5 x 0 na Jordânia, fora de casa. Em situação oposta, a França, campeã mundial em 1998, terá que reverter uma desvantagem de dois gols contra a Ucrânia, atuando em Paris. Outro confronto muito aguardado é entre Portugal x Suécia. Os portugueses conseguiram vantagem mínima em Lisboa e tentarão a vaga fora. Ainda estão na disputa três países que nunca participaram de Copas: Jordânia, Islândia e Burkina Faso.

Europa

O continente já tem nove seleções classificadas: Bélgica, Inglaterra, Alemanha, Itália, Suíça, Bósnia-Herzegovina, Espanha, Holanda e Rússia. Oito equipes foram para a repescagem e os confrontos entre elas foram definidos por sorteio. Nas partidas de ida, disputadas no dia 15.11, Portugal, Ucrânia e Grécia saíram na frente. Islândia e Croácia empataram o primeiro jogo em 0 x 0.

Jogos de ida 

15/11 – Islândia 0 x 0 Croácia
15/11 – Portugal 1 x 0 Suécia
15/11 – Ucrânia 2 x 0 França
15/11 – Grécia 3 x 1 Romênia

Jogos de volta (horário de Brasília)

19/11 – 17h – Romênia x Grécia
19/11 – 17h15 – Croácia x Islândia
19/11 – 17h45 – Suécia x Portugal
19/11 – 18h – França x Ucrânia
 

A seleção que marcar o maior número de gols nas duas partidas estará classificada. Em caso de empate, vence a equipe que tiver feito o maior número de gols fora de casa. Se ainda assim não for possível determinar um vencedor, o segundo jogo terá uma prorrogação com dois tempos de 15 minutos cada, valendo a regra do gol qualificado para os visitantes. Caso nenhum gol seja marcado durante a prorrogação, a decisão será feita por cobranças alternadas de pênalti.

África

Restam apenas dois jogos de volta dos play-offs africanos para a definição das duas vagas restantes do continente. Nigéria, Costa do Marfim e Camarões estão garantidos na Copa do Mundo, após eliminarem Etiópia, Senegal e Tunísia, respectivamente. A Burkina Faso, que venceu a Argélia por 3 x 2, em casa, tentará manter a vantagem para ir  ao seu primeiro Mundial, enquanto a seleção de Gana goleou o Egito por 6 x 1 e chega com mais tranquilidade ao jogo de volta, no Cairo.

Jogos de ida

             15/10 – Gana 6 x 1 Egito
             12/10 – Burkina Faso 3 x 2 Argélia

Jogos de volta (horário de Brasília)

19/11 – 14h – Egito x Gana
19/11 – 16h15 – Argélia x Burkina Faso

Repescagem intercontinental

Para definir as últimas vagas para a Copa do Mundo, serão realizadas duas disputas intercontinentais, em jogos de ida e volta. Enquanto Estados Unidos, Costa Rica e Honduras garantiram a presença no Mundial de forma direta pelas Eliminatórias da América do Norte, América Central e Caribe, o México terá que medir forças com a Nova Zelândia, representante da Oceania. Na primeira partida, realizada no dia 13 de novembro, o México venceu em casa por 5 x 1. O jogo de volta será realizado na Nova Zelândia, nesta quarta-feira (20.11). 

Confira os confrontos (horário de Brasília):

13/11 – México 5 x 1 Nova Zelândia
20/11 – 4h – Nova Zelândia x México

A América do Sul já tem quatro equipes garantidas na Copa, além do Brasil (país-sede): Argentina, Colômbia, Chile e Equador. O último representante deve ser o Uruguai, que goleou por 5 x 0 a Jordânia na primeira partida, em Amã. A equipe asiática terá que reverter a enorme desvantagem no estádio Centenário, de Montevidéu, se quiser ir a sua primeira Copa. O jogo será nesta quarta-feira (20.11). Pela Ásia, estão garantidos Irã, Coreia do Sul, Austrália e Japão.

Confira os confrontos (horário de Brasília):

13/11 – Jordânia 0 x 5 Uruguai
20/11 – 21h – Uruguai x Jordânia

 

 

Até agora já são 24 países classificados para o Mundial de 2014: Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Bélgica, Itália, Alemanha, Holanda, Suíça, Rússia, Bósnia-Herzegovina, Inglaterra, Espanha, Estados Unidos, Costa Rica, Honduras, Irã, Coreia do Sul, Japão, Austrália, Nigéria, Costa do Marfim e Camarões. Confira uma galeria com infográficos das seleções (clique no link "download" para ver a imagem maior):

 

Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Mundial de futebol quebrou recordes históricos e se tornou o evento mais comentado do ano nas redes sociais em todo o mundo
+
Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+