Uruguai e Taiti divulgam lista de atletas para a Copa das Confederações

24/05/2013 - 18:40
O colorado Forlán e o botafoguense Lodeiro são destaques entre os uruguaios. No grupo taitiano, apenas um jogador não atua no país

Sport Club Internacional/Divulgação#Jogador do Inter, o atacante Forlán foi convocado para a seleção uruguaiaDepois de Brasil e México, mais duas seleções divulgaram listas de jogadores para a Copa das Confederações FIFA Brasil 2013: Uruguai e Taiti. Brasil, México e Taiti já definiram os 23 convocados que formarão o grupo de atletas para o torneio. O Uruguai divulgou nesta sexta-feira (24.05) uma pré-lista com 28 jogadores. Para o torneio da FIFA, o técnico Óscar Tabárez terá de cortar cinco atletas para a relação oficial.

Antes da estreia na Copa das Confederações, marcada para o dia 16 de junho, diante da Espanha, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE), os uruguaios terão dois jogos: um amistoso contra a França, no dia 5 de junho, e uma partida com a Venezuela, dia 11 de junho, válida pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. 

Os destaques da lista uruguaia são o atacante Diego Forlán, que joga no Internacional de Porto Alegre, e o meio-campista Nicolás Lodeiro, do Botafogo. Além deles, outros nomes conhecidos são os atacantes Edinson Cavani, do italiano Napoli, e Luis Suárez, do inglês Liverpool. O início da apresentação do grupo uruguaio está marcado para o dia 27 de maio, na sede da Associação Uruguaia de Futebol, em Montevidéu.

Taiti
O técnico Eddy Etaeta definiu os 23 jogadores que representarão o Taiti na Copa das Confederações. Todos os atletas atuam em times do próprio país, com exceção do atacante Marama Vahirua, que joga no Panthrakikos, da Grécia.  A delegação vai fazer uma pré-temporada de oito dias no Chile, a partir do dia 28 de maio. Depois, a seleção taitiana segue para Belo Horizonte, local do jogo de estreia, marcado para o dia 17, diante da Nigéria.

Itália e Japão
Italianos e japoneses convocaram jogadores para compromissos pré-Copa das Confederações. A lista final das duas seleções para o torneio da FIFA, no entanto, só será divulgada no início de junho.
A Itália vai enfrentar San Marino em um amistoso no dia 31 de maio e, no dia 7 de junho, encara a República Tcheca pelas Eliminatórias Européias para a Copa do Mundo de 2014. Para esses dois jogos, o técnico Cesare Prandelli contará com um grupo de 31 jogadores. A estreia da Azzurra na Copa das Confederações será no dia 16 de junho, diante do México, no Maracanã.

Antes da abertura do torneio da FIFA, contra o Brasil, em Brasília, no dia 15 de junho, o Japão vai enfrentar a Austrália, pelas Eliminatórias Asiáticas para Copa. A partida será no dia 4 de junho. O italiano Alberto Zaccheroni, técnico da seleção japonesa, convocou 26 jogadores para essa partida. No dia 11 de junho, o Japão tem outro compromisso pelas Eliminatórias: encara o Iraque.

Veja os pré-convocados do Uruguai:

Goleiros
Fernando Muslera (Galatasaray-TUR)
Martín Silva (Olimpia-PAR)
Rodrigo Muñoz (Libertad-PAR)
Juan Castillo (Danubio-URU)

Defensores
Andrés Scotti (Nacional-URU)
Carlos Valdéz (Peñarol-URU)
Diego Lugano (Málaga-ESP)
Diego Godín (Atl. Madrid-ESP)
Sebastián Coates (Liverpool-ING)
Martín Cáceres (Juventus-ITA)
Mathías Aguirregaray (Peñarol-URU)
Maximiliano Pereira (Benfica-POR)

Meio-campistas
Alejandro Silva (Olimpia-PAR)
Álvaro González (Lazio-ITA)
Álvaro Pereira (Internazionale-ITA)
Egidio Arévalo Ríos (Palermo-ITA)
Diego Pérez (Bologna-ITA)
Walter Gargano (Internazionale-ITA)
Sebastián Eguren (Libertad-PAR)
Cristian Rodríguez (Atl. Madrid-ESP)
Gastón Ramírez (Southampton-ING)
Nicolás Lodeiro (Botafogo)
Gonzalo Castro (Real Sociedad-ESP)

Atacantes
Luis Suárez (Liverpool -ING)
Edinson Cavani (Napoli-ITA)
Abel Hernández (Palermo-ITA)
Diego Forlán (Internacional)
Christian Stuani (Espanyol – ESP)

Convocados do Taiti para a Copa das Confederações:

Goleiros
Gilbert Meriel (Tefana)
Mikaël Roche (Dragon)
Xavier Samin (Dragon)

Defensores
Rainui Aroita (Tamarii)
Edson Lemaire (Dragon)
Teheivarii Ludivion (Tefana)
Stéphane Faatiarau (Tefana)
Vincent Simon (Dragon)
Nicolas Vallar (Dragon)
Yannick Vero (Dragon)
Tamatoa Wagemann (Dragon)

Meio-campistas
Ricky Aitamai (Vénus)
Stanley Atani (Tefana)
Heimano Bourebare (Tefana)
Henri Caroine (Dragon)
Alvin Tehau (Tefana)
Jonathan Tehau (Tamarii)
Lorenzo Tehau (Tefana)
Yoann Tihoni (Roniu)

Atacantes
Steevy Chong-Hue (Dragon)
Samuel Hnanyine (Dragon)
Teaonui Tehau (Dragon)
Marama Vahirua (Panthrakikos-GRE)

Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Arena é a sétima construída para a Copa do Mundo a ter selo que atesta adoção de medidas sustentáveis na edificação. Capital gaúcha passa a ter dois palcos com registro do Green Building Council
+
Torcedores dos dois países chamaram a atenção pelo clima de harmonia e paz, unindo gremistas, colorados, uruguaios, argentinos e brasileiros
+
Corinthians e Botafogo empataram em 1 x 1 neste domingo (01.06) no palco da abertura da Copa. Torcedores relataram problemas no acesso ao estádio, mas organizadores explicaram que a operação no Mundial será diferente
+
Conclusão de novo terminal eleva capacidade do aeroporto para 30,4 milhões de passageiros por ano
+