Uruguai fica no 0 x 0 com a Jordânia, mas garante vaga e completa lista de seleções da Copa de 2014

20/11/2013 - 23:08
Como venceram a partida de ida do confronto por 5 x 0, os uruguaios puderam empatar em Montevidéu e foram a última seleção a se classificar. A Celeste será cabeça de chave no Mundial do Brasil

O Uruguai completou a lista das 32 seleções que vão disputar a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. A confirmação veio nesta quarta-feira (20.11), após um empate sem gols diante da Jordânia, em Montevidéu, na partida de volta do confronto de repescagem intercontinental. Os uruguaios venceram o primeiro jogo, em Amã, por 5 x 0, e tiveram muita tranqüilidade para administrar o duelo em casa.

A torcida, no entanto, esperava por outro goleada e chegou a ficar irritada durante a partida. O Uruguai, que jogou com o seu time titular, incluindo Cavani e Suárez no ataque, não conseguiu criar muitas chances diante de uma Jordânia bastante fechada. A melhor oportunidade foi no fim do primeiro tempo, quando Godín mandou a bola no travessão.

No começo da segunda etapa, Diego Forlán entrou em campo no lugar do atacante Stuani. Mas o jogador do Internacional de Porto Alegre não conseguiu mudar o panorama do jogo. Os uruguaios criaram ainda menos chances de gol que no primeiro tempo e a partida terminou mesmo sem alterações no placar.

Com a vaga, o Uruguai também completou a lista de campeões mundiais na Copa de 2014. A Celeste se junta a Brasil, Alemanha, Argentina, Itália, França, Espanha e Inglaterra. Com isso, os oito países que já conquistaram o troféu do maior campeonato de futebol do planeta estarão presentes no Mundial do ano que vem. Os uruguaios são bicampeões: venceram em 1930, quando sediaram a Copa, e também em 1950, ano em que derrotaram o Brasil na final em pleno Maracanã.

Como estão bem posicionados no ranking da FIFA – na edição de outubro de 2013 ocupavam o sexto lugar -, os uruguaios serão cabeça de chave na Copa de 2014. Serão quatro cabeças de chave sul-americanos: Brasil, Argentina, Colômbia e Uruguai. E outros quatro europeus: Alemanha, Suíça, Espanha e Bélgica.

Destaque na Copa do Mundo de 2010, quando alcançou o quarto lugar e teve Diego Forlán eleito como melhor jogador do torneio, o Uruguai tentará repetir a boa campanha em terras brasileiras. Para isso, contará com um ataque de peso: Edinson Cavani, do Paris Saint-Germain, e Luis Suárez, do Liverpool. Diego Forlán, arma importante em 2010, tem sido utilizado durante os jogos.

Além de experientes atacantes, o técnico Oscar Tabárez poderá contar no time com trunfos como o meia Cristian Rodríguez, do Atlético de Madrid, e Diego Lugano, zagueiro bastante conhecido pelos brasileiros por ter atuado no São Paulo e que hoje defende o inglês West Bromwich. 

Classificados
A Copa do Mundo de 2014 já tem seus 32 participantes: Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Uruguai, Bélgica, Itália, Alemanha, Holanda, Suíça, Rússia, Bósnia-Herzegovina, Inglaterra, Espanha, Grécia, Croácia, Portugal, França, Estados Unidos, Costa Rica, Honduras, México, Irã, Coreia do Sul, Japão, Austrália, Nigéria, Costa do Marfim, Camarões, Gana e Argélia.

O sorteio final, que vai definir os grupos do torneio, será realizado no dia 6 de dezembro, na Costa do Sauípe, Bahia. 

Portal da Copa

Notícias Relacionadas

O artilheiro do Mundial com seis gols ainda alcançou a terceira posição com o tento anotado contra o Japão, em enquete promovida pela FIFA
+
Camisa 10 da Colômbia, que anotou os dois gols do triunfo de sua equipe, sente que está no melhor momento da carreira e destaca qualidade da Seleção Brasileira
+
Camisa 10 fez os dois gols de sua equipe na vitória por 2 x 0
+
Na partida de número 50 dos uruguaios em Copas, torcedores esperam que 'fantasma' da edição de 1950 do torneio dê uma ajuda. Brasileiro que acompanhou primeira Copa no país acredita que não haverá tristeza futebolística maior que no episódio do Maracanazo
+