Viaduto que integra o pacote da Transcarioca é entregue ao público

18/03/2013 - 14:45
Corredor expresso para BRT vai ligar a Barra da Tijuca ao Aeroporto Tom Jobim. Previsão é de que as obras sejam concluídas até o fim do ano

Poeta do samba, Luiz Carlos da Vila recebeu homenagem em forma de aço, vigas e concreto na Penha, bairro da Zona Norte onde nasceu. Seu nome foi escolhido para batizar o antigo viaduto João XXIII, que após passar por obras foi duplicado e aberto ao público em 7 de março. A obra faz parte do pacote de melhorias viárias da TransCarioca, corredor expresso para BRT que vai ligar a Barra da Tijuca ao Aeroporto Tom Jobim, na Ilha do Governador, previsto para ser inaugurado até o fim do ano.

Com 440 metros de extensão, o viaduto Luiz Carlos da Vila ganhou uma nova pista de subida e outra de descida, sem faixa de rolamento para o BRT. O objetivo é facilitar o fluxo de carros na região antes da chegada dos Ligeirões, em dezembro.

"Para os moradores da Penha e de Brás de Pina é um sonho de mais de 40 anos que só foi possível realizar por causa da TransCarioca. Com isso, vamos desafogar bastante o tráfego na região. Com relação à TransCarioca, já temos 60% das obras concluídas e as que estão em andamento estão avançando bastante", afirmou o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto.

Primeiro corredor transversal da cidade, a TransCarioca vai ligar os bairros de Curicica, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Olaria, Ramos e Ilha do Governador. Outras obras importantes que compõem o traçado já foram entregues, como os mergulhões Clara Nunes, em Campinho, e Billy Blanco, na Barra, além do viaduto Negrão de Lima, em Madureira, e a nova pista de acesso à Avenida Rio de Janeiro, na Ilha do Governador.

A TransCarioca será composta ainda por dois marcos arquitetônicos: as pontes estaiadas da Barra da Tijuca e da Ilha do Governador – esta última, exclusiva para o BRT. Já a da Barra será compartilhada com automóveis, num total de quatro faixas, duas delas para o Ligeirão.

A construção será na esquina das avenidas Abelardo Bueno e Ayrton Senna, sobre o canal que liga as lagoas de Jacarepaguá e da Tijuca, que compõem um importante complexo hidrográfico da cidade. A via expressa terá 39 quilômetros e vai beneficiar diretamente cerca de 400 mil pessoas, que vão economizar em torno de 60% do tempo atualmente gasto no trajeto.

Fonte: Cidade Olímpica

Notícias Relacionadas

BRT carioca teve seis novas estações inauguradas neste fim de semana e liga a Barra da Tijuca ao aeroporto do Galeão
+
Tarifa é de R$ 2,15 e os usuários que desejarem experimentar o novo modal poderão utilizar o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM)
+
Governo do DF divulgou balanço de ações para a Copa do Mundo. Investimentos em segurança, turismo, mobilidade urbana e aeroporto ficam para a cidade
+
Ministro do Esporte e secretário-executivo da pasta participaram do balanço final do evento, realizado no Rio de Janeiro
+