Vigilância Sanitária do Rio Grande do Norte define eventos-teste das ações para a Copa

11/04/2013 - 17:59
Está prevista a atuação no Mossoró Cidade Junina, que acontece no mês de junho, na Festa de Sant’ana, realizada em julho em Caicó, e no Carnatal, previsto para dezembro na capital potiguar

A subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do Rio Grande do Norte (Suvisa) elaborou o calendário 2013 de ações de preparação para a Copa do Mundo da FIFA 2014. Está prevista a atuação em três grandes festas que servirão como teste para o evento de 2014: o Mossoró Cidade Junina, que acontece no mês de junho, a Festa de Sant’ana, realizada no mês de julho em Caicó, e o Carnatal, previsto para dezembro na capital potiguar.

Os eventos-teste possibilitam um treinamento para um evento de grande dimensão como a Copa. A primeira experiência aconteceu em 2012, durante a Festa de Sant’ana, em Caicó, onde foi realizado um diagnóstico da festa, além de ações educativas junto ao público presente.

A articulação com os órgãos envolvidos nos eventos será feita por meio de reuniões para discussão de melhorias e minimização dos riscos sanitários nas festas populares do estado. Nos dias 17 e 18 de abril, a equipe da Suvisa estará em Mossoró e Caicó, respectivamente, para reuniões com representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e secretarias municipais de Saúde.

“Detalhes como a presença de fontes de água próximas a pessoas que manipulam alimentos e a possibilidade de criar barreiras sanitárias para fiscalizar e limitar a entrada de determinados alimentos nestes locais serão analisados pela equipe, além do trabalho educativo que será feito antes e durante os eventos”, explica Kelly Rodrigues, assessora técnica da Suvisa.

A subcoordenadoria já designou um grupo de trabalho formado por técnicos que irão atuar especificamente nas ações de preparação para o Mundial.

Fonte: Secopa/ RN

Notícias Relacionadas

Estádio de Natal é o nono dos utilizados durante a Copa a obter o selo
+
Aeroportos, segurança pública e atrativos turísticos têm mais de 80% de aprovação entre os profissionais de imprensa
+
Ao todo, 1,6 milhão de passageiros passaram pelos terminais entre 10/6 e 13/7. A cada 10 passageiros que desembarcaram no país, um passou pela capital
+