Visitação pública do Palácio do Planalto recebe mais de seis mil turistas durante a Copa

13/07/2014 - 08:36
Grande demanda teve média de cerca de 260 visitas/dia. Programação vai até 16 de julho

Normalmente aberta somente aos finais de semana, a visitação pública do Palácio do Planalto durante a Copa do Mundo tem programação diária. No período do Mundial, com uma média diária de 260 turistas, mais de 6 mil pessoas estiveram na sede do Poder Executivo desde 10 de junho, quando se iniciou o programa. Destes, 980 eram estrangeiros, grande parte da Colômbia, Estados Unidos e Argentina. O recorde de visitas foi em 22 de junho – véspera do jogo entre Brasil e Camarões no Mané Garrincha –, quando 730 pessoas compareceram.

“O espaço que os visitantes mais apreciam é o gabinete presidencial, além do Rolls-Royce que está exposto no salão térreo especialmente para esse período”, conta a coordenadora geral de Relações Públicas da Presidência, Antonieta Maria Pereira.

O prédio de 1960 foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e chama a atenção pela beleza de suas colunas na parte externa. Na área interna, abriga diversas obras feitas por artistas nascidos e naturalizados no Brasil ou que dialogam com a história do país. Entre os destaques estão Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Djanira, Bruno Giorgi, Milton Dacosta e Antônio Maluf, além do espanhol Joan Miró, entre outros.

Por todo o Palácio também é possível observar móveis originais das décadas de 1950 a 1970, muitos exclusivos e premiados internacionalmente, assinados pelos renomados designers Sérgio Rodrigues, Jorge Zalszupin e o próprio Niemeyer. Há ainda peças antigas e raras, a exemplo de relógio francês do século XVII que pertenceu à família imperial e par de vasos feitos em porcelana chinesa, dado como presente de casamento à Princesa Isabel.

“Temos tradutores trilíngues, intérpretes de Libras e toda uma estrutura preparada para recebê-los. Aproveitem a oportunidade de conhecer a sede do Poder Executivo, local de trabalho da presidenta da República. Vocês serão bem vindos!”, convida a coordenadora.

A Visitação Pública é feita com grupos formados por até 30 pessoas, respeitando a ordem de chegada. Das 9h às 12h e das 14h30 às 17h30, inteiramente gratuita, sem necessidade de agendamento prévio e os participantes ainda visitantes recebem um livreto com informações complementares sobre cada área do Palácio. Mas essa programação especial para a Copa se encerra na próxima quarta-feira, 16 de julho e as visitas voltam a ocorrer apenas aos domingos, das 9h30 às 14h.

Visitação Pública ao palácio do Planalto

  • Até 16 de julho, diariamente das 09h às 12h e das 14h30 às 17h30.
  • Após 16 de julho, somente aos domingos, das 09h30 às 14h.
  • Grupos de 30 pessoas.
  • Não é necessário agendamento prévio.
  • Serviço de tradutores trilíngues e intérpretes de Libras.

Fonte: Blog do Planalto

Notícias Relacionadas

Visitantes gastaram US$ 6,9 bilhões no país. O resultado teve forte influência da Copa do Mundo
+
No confronto entre Brasil x Colômbia, pelas quartas de final, a lotação hoteleira de Fortaleza alcançou 97%
+
Ações do Mundial foram apresentadas a gestores públicos em encontro no Palácio do Planalto. Pronatec Turismo registrou mais de 166 mil matriculados até o início do torneio
+
No período do Mundial, a capital federal recebeu 633 mil visitantes, sendo 488.903 brasileiros e 143.743 estrangeiros. Números superaram as estimativas iniciais
+