Visitas ao Maracanã terão mostra das novidades previstas na arena e acesso às obras

11/01/2012 - 11:27
Ainda no primeiro trimestre de 2012 será possível passar do último andar da Torre de Vidro para a arquibancada e ter uma vista panorâmica do estádio

Foto: Marcelo Santos#Visitantes já tinham acesso à vista panorâmica das obrasAté o fim de março devem ser inauguradas duas novas áreas de visitação no Maracanã, no Rio de Janeiro. A primeira etapa é a exibição de um show room com materiais que serão utilizados no novo estádio, desde parte da arquibancada a mictórios ecológicos que vão ajudar a reduzir o consumo de água. Outra novidade vai ser a visita de grupos a parte das obras.

A partir do último andar da Torre de Vidro será possível passar para a arquibancada e ter uma vista panorâmica do estádio. Para o presidente da Suderj, Everardo Candido da Silva, a possibilidade de ver o andamento das obras, que hoje reúnem 2,8 mil funcionários, vai ser o grande chamariz para os turistas.

“Todo mundo gosta de entrar no estádio e, com o início das obras, perdemos isso. Passamos por um momento bom com a vista panorâmica do último andar da Torre de Vidro e tivemos que modificar a visitação por questão de segurança. Agora, no primeiro trimestre de 2012, vamos entrar em uma nova etapa e dar ao visitante o que ele merece e quer ver. Com isso, esperamos o retorno dos três mil turistas diários que temos no período das férias”, afirmou o presidente.

As obras no Maracanã tiveram início em setembro de 2010, início da queda no número de visitantes, que já foi de três mil pessoas em um único dia. Apesar da área em exposição ser reduzida, ver as obras do estádio que vai sediar a final da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 é uma atração à parte. O paranaense Candido Bastos Filho conheceu o roteiro antigo da visita, mas fez questão de incluir o Maracanã no programa de viagem nesta segunda vez no Rio de Janeiro.

“Na primeira vez que viemos, o estádio não estava em obras e visitamos outros pontos, como a área de aquecimento dos jogadores, os banheiros e o gramado. Naquela época, a visita foi mais dinâmica pelo “giro” maior que demos no estádio, mas esse momento que o Maracanã está passando é histórico, incomparável. Poder participar disso não tem preço”, disse.

O brasiliense Mario Angelo Cherulli também aprovou. “Recomendo como turismo, passeio e opção de lazer. O acervo histórico que compõe a visitação faz parte de momentos importantes do nosso futebol e mais ainda, do Brasil”, comentou.

Janeiro costuma ser o mês que mais recebe turistas em férias no Rio. Foram 21.416 em 2008, 26.943 em 2009, 34.690 em 2010 e 16.239 no ano passado. A visitação ao Maracanã funciona das 9h às 19h, na Torre de Vidro, que fica na Rua Professor Eurico Rabelo s/n. A entrada custa R$ 20. Estudantes brasileiros pagam meia. Pessoas com deficiência e seus acompanhantes identificados e visitantes brasileiros e portugueses da terceira idade não pagam.

Zico visita obras

O ex-jogador do Flamengo e da Seleção Brasileira, Arthur Antunes Coimbra, o Zico, participou do “Café com Líder”, evento organizado pelo Consórcio Maracanã Rio 2014 para motivar os melhores funcionários dos setores promovendo o encontro com grandes personalidades. Os 13 trabalhadores ouviram histórias vividas no estádio e puderam fazer perguntas, tirar fotos e pegar autógrafos.

“O Maracanã é minha casa e estou feliz e orgulhoso de estar aqui. Espero que vocês tenham a consciência da importância da empreitada que estão encarando e quero deixar um recado: quero encerrar minha participação no Jogo das Estrelas aqui em dezembro de 2013, ano em que eu completo 60 anos. Por isso, gostaria de encontrar o estádio impecável”, pediu.

Leia a notícia completa

Governo do Rio de Janeiro
Com informações do site oficial do Zico

Notícias Relacionadas

Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Os legados esportivos, econômicos, de infraestrutura, de imagem e promoção do Brasil, dentre outros, serão abordados nos dois dias de palestras
+
Estruturas como o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, usado no Mundial, foram empregadas na competição de vela que está sendo realizada no Rio de Janeiro
+