Voluntários de Porto Alegre comemoram trocas culturais durante a Copa

30/06/2014 - 23:35
Equipe do Brasil Voluntário valorizam contato com visitantes e elegem holandeses como o povo mais alegre

Fotos: Ana Clara Jabur#O caldeirão cultural que se tornou Porto Alegre durante a Copa do Mundo da FIFA 2014 é motivo de alegria e orgulho para os voluntários que atuam auxiliando os torcedores durante o Mundial. Em busca da melhor interação, os participantes do Brasil Voluntário se dedicam ao máximo. É o caso de Claudia Rüdiger, 45, que atuou na Fan Fest durante a partida entre Alemanha e Argélia pelas oitavas de final do Mundial nesta segunda-feira, 30. “Hospitalidade é o nosso forte. A troca de experiência em torno disso está sendo incrível”, comenta.

Claudia elege o dia do jogo da Holanda e Austrália, no dia 18 de junho, como o ponto alto da atuação na cidade. “Foi um verdadeiro carnaval. Os holandeses são muito animados e extremamente educados. Porto Alegre ficou em festa, tomada de bandeiras laranjas”, descreve.

A voluntária, que é jornalista e publicitária, vê a atuação como forma de contribuir para a imagem do país no exterior. “A gente está dando um exemplo de civilidade e organização. À brasileira, é verdade, aquele jeito que só a gente tem. E não é que deu certo?”, brinca.

Companheiro de Claudia na atuação da Fan Fest, Leonardo de Souza Martins, 23, aproveita a experiência para a vida profissional. “É muito valiosa a oportunidade de me comunicar em outras línguas, conhecer pessoas de culturas diferentes, não tem preço”, comenta o estudante de comércio exterior. Leonardo, que já trabalhou no setor hoteleiro, sabe a importância de garantir uma boa hospitalidade. “Quando os argentinos vieram ver o jogo e não tinha mais espaço, foi montado um segundo telão do lado de fora. Essa Fan Fest é como casa de mãe, sempre cabe mais um”, afirma, lembrando o jogo entre Nigéria e Argentina em 25 de junho.

A experiência com outras culturas também foi compensadora para Silvestre Klering, 60. O voluntário, que auxiliava jornalistas no Centro Aberto de Mídia, que atuou em diversos pontos, como a Fan Fest e a Praça da Matriz, comemora o retorno positivo que está recebendo dos estrangeiros. “Foi muito gratificante atuar. Com o voluntariado, tivemos a chance de ter um contato informal com os visitantes, o que foi muito positivo”, observa.

Apostos no Mercado Público, Gerson da Silva Molina, 56, e Vera Lucia Comim 63 distribuíram informações e muitos sorrisos a todos que os procuravam em busca de auxílio. “É muito importante ter alguém para orientar quem chega de fora. E é muito bom receber o agradecimento das pessoas quando você pode ajudar”, observa Gerson, que atuou em mais sete pontos da cidade, incluindo a Fan Fest e o Centro Aberto de Mídia.

Vera Lucia, que tem vasta experiência em voluntariado, vai além. “Acho que é uma obrigação nossa como cidadãos. Eu viajo muito e sei como é importante ter alguém para ajudar quando estamos perdidos, por exemplo”, pontua. Ela se diz orgulhosa da imagem que Porto Alegre tem passado aos visitantes, e comemora o contato com as pessoas de diversas culturas. “Acho que as pessoas que reclamavam antes não sabiam do legado cultural que ia ser deixado, e agora estão conscientes disso”. Para ela, a experiência em atuar no Mundial ficará marcada. “Viva a Copa! Esta é sem dúvida a Copa das Copas!”, conclui, com um largo sorriso no rosto.

 

Fonte: Brasil Voluntário

Notícias Relacionadas

Arena é a sétima construída para a Copa do Mundo a ter selo que atesta adoção de medidas sustentáveis na edificação. Capital gaúcha passa a ter dois palcos com registro do Green Building Council
+
Foi movimentado mais de um bilhão de reais na economia do estado, que recebeu 160 mil turistas estrangeiros e teve taxa média de ocupação hoteleira de 80%
+
Espaços oferecem entretenimento, local para descanso, informações turísticas, internet wifi e outras comodidades para os viajantes. No Santos Dumont, 26,8 mil pessoas aproveitaram a estrutura oferecida
+
Acesso ao agendamento continua normalmente; voluntários poderão consultar notícias no Portal da Copa
+