Integrantes do Brasil Voluntário reforçaram operação em Fortaleza na semifinal

27/06/2013 - 21:25
Arena Castelão e aeroporto da capital cearense contaram com 650 pessoas para atender turistas e torcedores

No último jogo da Copa das Confederações em Fortaleza, em que a Espanha garantiu vaga para a decisão, nesta quinta-feira (27.06), uma equipe de 650 voluntários foi escalada para orientar os torcedores e turistas no aeroporto e arredores da Arena Castelão, segundo dados da Secretaria Especial da Copa do Governo do Ceará (Secopa-CE). Antes do clássico, coordenadores e voluntários fizeram reconhecimento da área e dos portões de entrada do estádio.

“Tivemos voluntários espalhados por toda a arena e preparados para o melhor atendimento ao torcedor. O objetivo era fazer com que o público ficasse informado sobre tudo antes do início do jogo”, conta Rafael Barros, coordenador.

Com materiais que receberam da prefeitura, como o guia da cidade e o guia do torcedor, os voluntários auxiliaram o público que estava nas proximidades do Castelão ou no desembarque dos ônibus oficiais. “Os guias são entregues como primeiro atendimento ao torcedor, antes da entrada no estádio”, explica Barros.

“O movimento foi intenso”, conta Valterlan Ribeiro, 46 anos. Segundo ele, as principais dúvidas eram sobre a entrada na arena. “Os torcedores queriam andar o menos possível e minha orientação foi baseada no ingresso adquirido”, explicou. No fim da partida, a atuação se voltou ao auxílio na organização do fluxo e dispersão dos torcedores, além da organização de filas e direcionamento para o transporte público.

» Voluntários da FIFA relatam experiência vivida na Copa das Confederações

Aeroporto

De acordo com a Infraero, cerca de 3.400 pessoas desembarcaram na tarde desta quinta-feira em Fortaleza. Quem esteve no aeroporto e buscou informações sobre a Copa das Confederações pôde contar com o auxílio de voluntários como Ilcia Ponciano, 55 anos, que atuou na recepção e orientação aos visitantes. “Atuar no aeroporto foi maravilhoso. A partir das demandas e logística da Infraero e informações sobre situações que poderíamos enfrentar, nós nos espalhamos pelo embarque, desembarque, praça de alimentação e na orientação ao transporte do aeroporto ao estádio”, relata Ilcia. Segundo ela, a principal dúvida dos visitantes era sobre o acesso ao estádio. “Nós estávamos preparados para ajudar no que fosse preciso”, completa.

A Espanha garantiu vaga na final contra o Brasil. O duelo decisivo será a partir das 19h do domingo (30.06), no Maracanã, no Rio de Janeiro. Antes, às 13h, Itália e Uruguai se enfrentam na Arena Fonte Nova, em Salvador, na disputa pelo terceiro lugar. A atuação dos voluntários continua nas duas capitais.

Assista a um vídeo sobre a atuação dos voluntários em Fortaleza durante a Copa das Confederações:

Fonte: Brasil Voluntário

Notícias Relacionadas

As duas equipes se enfrentarão em Singapura. Este será o quarto jogo do Brasil neste segundo semestre
+
Brasil enfrentará a Colômbia em 5 de setembro e o Equador no dia 9. Os jogos serão nos Estados Unidos
+
Na arena Castelão, foram 49,4 toneladas, enquanto na Fan Fest foram outras 41,4 toneladas. Atividade envolveu 350 catadores de 17 instituições
+
Taffarel será o preparador de goleiros, enquanto Mauro Silva ocupará o cargo de assistente técnico, criado para ser rotativo. Andrey Lopes será o auxiliar
+