Em dias comuns, é a casa do Furacão. Mas, em junho, apaixonados por futebol de toda a cidade de Curitiba e de várias partes do país e do mundo se juntarão aos torcedores do Atlético-PR. O Estádio Joaquim Américo Guimarães, mais conhecido como Arena da Baixada, recebeu no dia 09 de maio a visita da presidenta Dilma Rousseff.

A bola rolou pela primeira vez na arena no dia 29 de março, com o amistoso entre os donos da casa e o J. Malucelli (PR), que ficou no 0 x 0. O primeiro gol só saiu na partida seguinte, quando Marcelo, atacante do rubro-negro paranaense, abriu o placar no amistoso contra o Corinthians (SP). Mas, o jogo que serviu de evento-teste da FIFA para o local, terminou em 2 x 1 para os paulistas.Clique na imagem para ver o infográfico completo#

A localização do estádio é privilegiada: está situado no bairro Água Verde, no centro expandido da capital paranaense, região que possui ampla oferta de transporte público e estacionamentos coletivos. Também está próximo da zona que concentra os hotéis de Curitiba e fica a 18 quilômetros do aeroporto Afonso Pena.

Em cerca de um ano e meio de reforma, passaram pela obra 5.532 trabalhadores, com 1.600 operários no pico da obra. O investimento total, segundo o Atlético-PR, é de R$ 360 milhões, sendo R$ 247,5 milhões de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Caixa Iluminante

O estádio reformado tem capacidade para 43 mil pessoas e pretende ser uma “caixa iluminante” para a cidade, de acordo com o conceito do projeto arquitetônico. Com as luzes acesas, a Arena da Baixada permite a observação das atividades por quem está na parte externa, graças às características da fachada. A semitransparência permite que se veja o interior do local.

A esplanada frontal de seis mil metros quadrados facilita a integração urbana e reforça a proposta multiuso da arena, projetada para receber diversos tipos de eventos. Futuramente, o estádio contará com teto retrátil, preparando o local para ser palco de shows, espetáculos e até outras modalidades esportivas, como basquete, vôlei e tênis.

» Confira os jogos de Curitiba na Copa do Mundo

Getty Images#

Clima e gramado

As dimensões do campo da Arena da Baixada seguem o padrão da FIFA de 105 metros por 68 metros. No entanto, o que chama atenção é a distância entre as quatro linhas e as arquibancadas: 7,6 metros atrás dos gols e 6,1 metros nas laterais.

Os pontos cegos do antigo estádio foram eliminados, tarefa considerada a mais difícil da obra. O desafio foi retirar seis torres de sustentação da cobertura, sem prejudicar o restante da arquibancada existente.

As características climáticas de Curitiba – com baixas temperaturas no inverno e dias muito quentes no verão – condicionaram a opção pela grama Bermuda Tifgrand, que tolera bem a sombra. Para o inverno, foram plantadas sementes da grama Ryegrass.

Em função das limitações de luminosidade, o plantio foi feito pelo sistema Big Rolls. A grama foi colocada em blocos já formados e maduros. Isso diminuiu o número de emendas e permitiu o uso mais rápido do campo, além de dar uma vida útil maior ao gramado.

O antigo fosso que separava a arquibancada do campo foi coberto e será aproveitado como um reservatório (cisterna) para reutilização de águas pluviais e da irrigação do gramado, com capacidade para um milhão de litros de água.

Acessos

Cerca de 70% do público geral deverá acessar o estádio pela Rua Buenos Aires e pela Praça Afonso Botelho, onde está a esplanada frontal, e os 30% restantes entrarão pela Rua Coronel Dulcídio, onde há outra esplanada. A Arena da Baixada tem 80 catracas para o público em geral, além de 15 para pessoas com necessidades especiais.

Getty Images#

Assentos

Do total de assentos, 26 mil são rebatíveis, sendo três mil deles estofados, e 17 mil são do tipo monobloco. Há 212 cadeiras reservadas para cadeirantes, 46 para deficientes visuais, 88 para pessoas com mobilidade reduzida e 88 para obesos. O estádio possui sinalização específica, como piso tátil, indicação visual de degraus, entre outras. Os 35 camarotes têm capacidade entre 12 e 24 pessoas.

A arena possui dois níveis de estacionamento, com 884 vagas cobertas. São 48 quiosques de alimentação e quatro restaurantes. Dos 155 banheiros, há 20 para pessoas com deficiência.

A iluminação do campo conta com 308 refletores. O estádio tem dois telões, um atrás de cada gol, com 77 metros quadrados cada. O sistema de som é formado por 24 clusters, com aproximadamente 1.572 autofalantes.

O controle da segurança conta com 190 câmeras espalhadas dentro e fora da Arena da Baixada. Do Centro de Controle de Operações, um espaço com 210 metros quadrados, os diversos órgãos de segurança trabalharão em conjunto. O tempo médio de evacuação do estádio é de pouco mais de cinco minutos, de acordo com o estudo de fluxo de multidões e o Corpo de Bombeiros.

Confira todos os detalhes da Arena da Baixada

» Vídeo, fotos e infográfico: conheça os detalhes da Arena da Baixada

» Estádio será uma "caixa iluminante" em Curitiba

» Conheça as medidas sustentáveis adotadas na reforma do estádio

» Em clima festivo, primeiro jogo da nova Arena da Baixada terminou com empate

» Em visita a Curitiba, presidenta Dilma Rousseff conhece a Arena da Baixada

» Com itens operacionais aprovados pelo COL, Corinthians vence Atlético-PR na Arena da Baixada

Portal da Copa#

Portal da Copa