Primeiro estádio da Copa do Mundo a ser entregue, a Arena Castelão abriu as portas ao público na visita da presidenta Dilma Rousseff em dezembro de 2012, em cerimônia que também contou com show do cantor cearense Raimundo Fagner. A bola só foi rolar no dia 27 de janeiro do ano seguinte, com uma rodada dupla que reuniu Fortaleza (CE) 0 x 0 Sport (PE) e Ceará (CE) 0 x 1 Bahia (BA). Coube ao pentacampeão Kleberson inaugurar o placar da arena.

Clique na imagem para ver o infográfico completo#

Durante a Copa das Confederações, o Castelão recebeu três jogos e na Copa do Mundo será palco de outras seis partidas. O antigo Plácido Castelo, batizado em homenagem ao governador do Ceará que deu início à construção do estádio, foi inaugurado em 11 de novembro de 1973. Após cerca de dois anos de obras, a nova arena ganhou forma e passou a contar com 150 mil metros quadrados de área construída e uma esplanada de 55 mil metros quadrados.

Ao longo da reforma, aproximadamente cinco mil operários passaram pelo local, que chegou a ter um pico de dois mil funcionários. Com capacidade para 63.903 torcedores, a arena recebeu um investimento de R$ 518,6 milhões, sendo 351,5 milhões de financiamento federal via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Pele de Vidro

A Arena Castelão é revestida por uma carenagem de aço inox, fixada em 68 pilares de 42 metros de altura, e por uma “pele de vidro” de 2.800 metros quadrados, que escondem o concreto do fundo da arquibancada. A estrutura da fachada, além da função estética, tem propriedade termoacústica e permite a passagem de luz e a ventilação do local.

A cobertura tem uma área de 36 mil metros quadrados, com partes em telhas de alumínio e outras de policarbonato. Os materiais evitam sombreamento e contraste nas transmissões televisivas. A imprensa terá 12 cabines para a imprensa, espalhadas em uma área de seis mil metros quadrados.

Durante a obra, foram seguidos critérios de sustentabilidade e eficiência energética, que continuam na operação da arena e que renderam ao Castelão a Certificação Ambiental LEED. Ações como o reaproveitamento de estruturas já existentes, redução do consumo de água potável em 67,61%, diminuição de 12,7% do consumo anual de energia e uso de madeira certificada foram implementadas.

» Confira os jogos de Fortaleza na Copa do Mundo

Portal da Copa#

Conforto e acessibilidade

Os torcedores que chegarem ao Castelão terão que passar por uma das 144 catracas, divididas em duas bilheterias ao redor da esplanada da arena. Após passar pelo local, as pessoas terão 18 rampas de acesso e 13 elevadores para alcançarem o nível inferior ou superior do estádio.

As arquibancadas contam com assentos rebatíveis e na cor verde-claro, remetendo à bandeira do Ceará, e foram desenvolvidos para não propagarem chamas e ter maior resistência aos efeitos do sol. São 1.675 cadeiras reservadas para pessoas com deficiência ou obesas.

Além disso, das 1.900 vagas cobertas do estacionamento, 100 são destinadas a pessoas com deficiência. A estrutura do estádio ainda disponibiliza 44 quiosques de alimentação e 85 banheiros. A arena tem 52 camarotes com poltronas estofadas e que podem receber até 25 pessoas. Além deles, há o camarote presidencial, com capacidade para 80 pessoas e com cozinha exclusiva.

Portal da Copa#

Luz, grama e placar

Quando os jogos são realizados à noite, 332 refletores, cada um deles com dois mil watts de potência, ajudam a garantir a visibilidade em cada ponto do gramado, que tem 105 metros de comprimento por 68 metros de largura.

O campo foi plantado com a grama da espécie Bermuda Celebration, mais apropriada ao clima tropical. Por baixo do gramado, há camadas de areia e uma mistura de fibras, matéria orgânica e tufa, niveladas a laser.

Para garantir que todas as informações necessárias cheguem aos torcedores, há dois placares nas extremidades do campo. Com telas de LED, formato widescreen e 90 metros quadrados, cada um deles está preparado para difundir informações multimídia numa tela equivalente à de uma TV de 580 polegadas. Paralelamente, o sistema de áudio conta com 960 sonofletores.

Os profissionais de segurança contam com 240 câmeras, que geram imagens monitoradas por meio de um sistema de comando de alta tecnologia, centralizado em um ambiente de mais de 200 metros quadrados.

A sala de comando também controla o acesso de pessoas ao estádio, incluindo as 144 catracas para o público geral e a área VIP. Da sala, é possível abrir cancelas e regular a temperatura de ambientes, gerar imagens nos telões e informações no sistema de som. Em uma situação de emergência, o tempo máximo de evacuação do estádio é estimado em oito minutos.

Confira todos os detalhes do novo Castelão

» Castelão é o primeiro estádio da Copa do Mundo de 2014 a ser entregue
» Cobertura do estádio ajuda a garantir conforto térmico
» Gramado mais próximo do público e vestiários para até quatro equipes
» Vídeo: técnico explica os cuidados com o gramado do Novo Castelão
» Preocupação ambiental, uma das marcas do projeto
» Assentos modernos, retráteis e resistentes
» Estádio tem 2,4% da capacidade reservada a pessoas com deficiência
» 1.900 vagas cobertas de estacionamento
» Sistema de segurança terá 240 câmeras de monitoramento
» Arena oferece opções de compras e alimentação mesmo em dias sem jogos
» Uma história de 39 anos de clássicos, artilheiros e curiosidades
» Rodada dupla vai marcar inauguração do campo
» Presidenta ressalta capacidade do país dentro e fora dos gramados
» Presidente da FIFA cumprimenta Fortaleza pela entrega do estádio
» Dilma Rousseff corta a fita de entrega do estádio

Portal da Copa#

Portal da Copa