Tradições preservadas

O Rio Grande do Sul reúne uma matiz diferente da cultura brasileira. Um estado de forte e crescente indústria, o maior produtor de grãos do país e um dos maiores produtores pecuários, o estado mantém intactas suas tradições, formadas de uma mistura de sotaques, principalmente italianos, alemães, índios, portugueses e espanhóis.

Uma região rica em cultura, de excelente gastronomia e a maior produtora de vinhos brasileira, o Rio Grande do Sul reserva a seus visitantes uma imensa hospitalidade em suas montanhas frias no inverno, nas estâncias dos pampas - onde se pode observar de perto as tradições gaúchas (que incluem o churrasco e o chimarrão) - e na capital Porto Alegre, sede cultural do Estado e palco de cinco partidas da Copa do Mundo da FIFA 2014. Quatro pela primeira fase e uma das oitavas de final. Todos os jogos serão disputados no Beira-Rio, estádio do Internacional (RS).

Quem lá aportar durante o torneio rapidamente conhecerá o Guaíba, que recorta a capital gaúcha de norte a sul e lhe proporciona uma orla de 72 km de extensão. Porto Alegre é uma cidade cosmopolita e que sabe valorizar as múltiplas expressões e as diferentes origens étnicas e religiosas que formam sua cultura. Hoje, com mais de 1,4 milhões de habitantes, tornou-se um polo comercial de bens e serviços e um reduto da tecnologia a serviço da população. Multifacetada também na paisagem, Porto Alegre se desdobra em três sub-regiões: na planície, ganha destaque a efervescência urbana, com opções de teatro, música, literatura, cinema e artes plásticas, em uma agenda de eventos que se distribuem em 13 centros culturais, 50 museus e memoriais, mais de 30 espaços teatrais e 64 salas de projeção.

Foto: Portal da Copa/ME#

Principais pontos turísticos

Orla do Guaíba (foto acima)
O Guaíba é a mais forte expressão geográfica de Porto Alegre e marca da identidade paisagística da cidade. A orla fluvial soma 72 km de extensão e é um dos espaços de lazer ao ar livre mais movimentado da cidade. Outra excelente opção para curtir o principal cartão postal de Porto Alegre é a praia de Ipanema, na Zona Sul, caminhando pelo calçadão do bairro às margens do lago ou em um dos muitos bares e restaurantes da orla.

Usina do Gasômetro
A usina e sua chaminé, com 117 metros de altura, são cartões-postais da cidade. Hoje, o prédio abriga um centro cultural e de eventos. O local abriga cursos, shows, peças de teatro e mantém uma biblioteca. Exibe filmes e promove palestras, além de manter exposições permanentes com artistas locais.
Endereço: Avenida Presidente João Goulart, 551. Centro
Funcionamento: diariamente, das 9h às 21h
Preço: grátis
Acessibilidade: sim
Wi-fi: sim

Brique da Redenção
Trata-se de uma grande feira cultural que desde 1978, quando se chamava Mercado das Pulgas, faz do Parque da Redenção o espaço mais popular e frequentado dos domingos porto-alegrenses. Dos quitutes da culinária baiana, passando pelas especiarias árabes, artesanato, pinturas, caricaturas e antiguidades; tem de tudo no Brique.
Funcionamento: aos domingos, das 9h às 17h
Endereço: Avenida José Bonifácio – junto ao Parque Farroupillha
www.briquedaredencao.com.br

Casa de Cultura Mário Quintana
Ocupa o prédio do antigo e chique Hotel Majestic, restaurado em 1990 e tombado como patrimônio histórico do Estado em 1982. O nome faz justa homenagem a um dos mais importantes poetas brasileiros, Mario Quintana, que fez de um dos quartos do hotel sua residência por quase 15 anos.
Funcionamento: terça a sexta, das 9h às 21h. Sábados e domingos das 12h às 21h
Endereço: Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico
www.ccmq.com.br

Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS)
O imponente prédio da Praça da Alfândega, de quase cinco mil metros quadrados, foi construído em 1913 para abrigar a Delegacia Fiscal. Desde 1978, a construção suntuosa, com vitrais, mármores e ornamentos é a sede do MARGS. O acervo permanente é considerado um dos mais importantes do país. A arte gaúcha do século XX é a base da coleção, com obras de artistas como Iberê Camargo, Glauco Rodrigues, Alice Brueggemann, Maria Lídia Magliani e Carlos Scliar. Da arte brasileira é destaque a seção de pinturas com quadros de Portinari, Di Cavalcanti, Lasar Segall, Guignard, Manabu Mabe entre outros renomados.
Endereço: Praça da Alfândega, s/n – Centro Histórico
Funcionamento: de terça a domingo, de 10h às 19h
Preço: grátis
www.margs.rs.gov.br

Catedral Metropolitana (foto acima)
A construção obedece ao projeto do arquiteto italiano João Batista Giovenale, da Academia de Belas Artes São Lucas, de Roma. O estilo é inspirado na Renascença Italiana, mas as torres, inauguradas em 1971, lembram o modelo das construídas na época das missões jesuíticas no Rio Grande do Sul.
Endereço: R. Duque de Caxias, 1.047 - Centro
Site: www.catedralmetropolitana.org.br
Funcionamento: segunda a sexta, das 7h ás 18h. Sábado, das 9h às 18h. Domingo, das 8h às 18h
Preço: grátis
Acessibilidade: sim

Theatro São Pedro
Inaugurado em junho de 1858, época em que Porto Alegre denominava-se Província de São Pedro, a casa de espetáculo é considerada uma das mais belas do país. A construção tem o estilo barroco português e, internamente, veludo e ouro na decoração. A disposição da platéia, em forma de ferradura, é característica do teatro italiano da época. O prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual desde 1984. Café do Theatro. Instalado no foyer nobre, ocupa também uma ampla sacada com mesas ao ar livre e vista para a Praça da Matriz.
Funcionamento: Aberto de terças a sextas, das 12h às 21h e, quando há espetáculo, das 12h às 19h
Endereço: Praça Marechal Deodoro, s/n – Centro Histórico
www.theatrosaopedro.com.br

Mercado Público
O prédio foi erguido em 1869, é um mundo de tradição, diversidade e beleza ligado à memória e ao imaginário da cidade. Mais de 100 mil pessoas circulam diariamente pelas 107 bancas e lojas distribuídas nos dois andares do Mercado Público, patrimônio histórico e cultural de Porto Alegre e onde se encontra de tudo: produtos e utensílios típicos gaúchos, frutas exóticas e hortigranjeiros, temperos e especiarias da culinária internacional, artigos religiosos afro-brasileiros, artesanato, padarias, lojas de vinhos e cachaçaria com o melhor da produção
nacional.
Endereço: Largo Glênio Peres s/n – Centro Histórico
Funcionamento: segunda a sexta, das 7h30 às 19h30. Sábado das 7h30min às 18h30min.
Os restaurantes, exceto aos sábado, continuam funcionando após estes horários
www.portoalegre.rs.gov/mercadopublico

População: 1.409.939 habitantes
Área: 496,827 km2
Altitude: 10 metros
Código de área: 51
Tensão elétrica: 127 V
Clima: Subtropical úmido.
Temperatura: média de 19,5 oC
Vegetação: Mata Atlântica, charco e pampa

Feriados locais
2 de fevereiro: Dia de Nossa Senhora dos Navegantes
20 de setembro: Revolução Farroupilha

Página oficial da cidade e da secretaria de turismo
Prefeitura de Porto Alegre - www2.portoalegre.rs.gov.br
Porto Alegre Travel: www.portoalegre.travel

Telefones úteis

Centro de atendimento ao turista
Centro de Informação Turística (CIT) Linha Turismo
Endereço: Trav. do Carmo, 84 - Cidade Baixa
Horário: diariamente, das 8h às 18h
Telefone: (51) 3289-0176

CIT Aeroporto Internacional Salgado Filho
Endereço: Av. Severo Dulius, 90010 - São João
Horário: diariamente, das 8h às 22h
Telefone: 0800-517686

CIT Centro Histórico
Endereço: Largo Glênio Peres, s/n - Sala 99, Mercado Público - Centro Histórico
Horário: de segunda a sábado, das 9h às 18h
Telefone: 0800-517686

CIT Mercado do Bom Fim
Endereço: Av. Osvaldo Aranha, s/n - Loja 11, Mercado do Bom Fim - Parque Farroupilha 
Horário: diariamente, das 9h às 18h
Telefone: 0800-517686

CIT Usina do Gasômetro
Endereço: Av. João Goulart, 551 - Centro Histórico
Horário: de terça a domingo, das 9h às 18h.
Telefone: 0800-517686

Postos para câmbio
As casas de câmbio podem ser encontradas no centro da cidade, no aeroporto e nos shopping centers

Fonte: Ministério do Turismo

Centro Aberto de Mídia – Porto Alegre

Local: Usina do Gasômetro - Avenida João Goulart, 551
Funcionamento: De 10 de junho a 2 de julho, das 8h às 20h
Contatos: +55 51 3288-9164 //  copa2014.rs@gmail.com