Onde tudo teve início

O Brasil começou pela Bahia. Foi em Porto Seguro, no sul do Estado, onde hoje é a Baía de Cabrália, que Pedro Álvares Cabral aportou em busca de um “porto seguro” para as naus portuguesas. Foi lá a celebração da primeira missa que marcou a chegada dos portugueses ao País, em 1500. As primeiras vilas surgiram ali e a primeira capital brasileira foi Salvador, detentora hoje de uma cultura rica e conhecida no mundo todo.

A Baía de Todos os Santos, onde fica a capital Salvador, só foi abordada pelos portugueses em 1501. Ali, Américo Vespúcio se estabeleceu e fez surgir a cidade que viria a ser a mais importante do Brasil durante quase todo o período da colonização. A Bahia se tornou o quartel-general português, de onde se estendia à resistência às diversas tentativas espanholas de tomar as terras da coroa.

Também está em Salvador o maior número de descendentes das diversas nações africanas fora da África. Mais de 80% dos soteropolitanos são afrodescendentes e sua influência se faz sentir hoje em todos os aspectos da vida na cidade, da comida à musicalidade inerente aos baianos.

Deixando a capital, a Bahia oferece incontáveis praias ao longo de mais de mil quilômetros de litoral, entrecortado por matas, lagoas e acidentes geográficos que tornam suas paisagens inesquecíveis. O estado oferece roteiros organizados e muito bem estruturados para receber turistas: de resorts luxuosos e de padrão internacional, à pousadas mais simples em vila de pescadores.

No interior, reservas ecológicas atraem aqueles que buscam roteiros de aventura e ecoturismo, como a Chapada Diamantina. Ainda no sertão, cresce o enoturismo no Vale do Rio São Francisco, feito até pouco tempo considerado impossível, uma vez que o clima tropical e seco nunca havia sido adequado para o cultivo de vinhedos. Hoje a região já produz 15% do vinho brasileiro, atrás do Vale dos Vinhedos, no Sul, tradicional produtor.

Foto: Embratur#

Estado musical

A Bahia é um dos estados mais musicais do Brasil. A mistura entre as etnias negra, branca e indígena resultou numa grande riqueza de ritmos e gêneros, como o axé, o samba de roda, o pagode e a própria música popular brasileira (MPB). Até a carioquíssima bossa nova tem entre seus criadores e nomes mais conhecidos um baiano, João Gilberto, que encantou o mundo com seu jeito suave de cantar. No fim dos anos 1960 surgiu uma geração de intérpretes e compositores que revolucionariam a MPB. Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethania e Gal Costa trouxeram uma nova forma de falar da Bahia e das coisas do País. Em paralelo, Os Novos Baianos, grupo composto por Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Moraes Moreira, Dadi, Paulinho Boca de Cantor e outros viveu o auge do movimento hippie, tratando em suas letras de temas como o amor e a liberdade. Na Casa da Música da Bahia, localizada no Parque Abaeté, podem ser encontrados documentos que contam a história da música baiana. O acervo é composto por fotos, livros e instrumentos musicais.

Principais pontos turísticos

Farol da Barra
Foi no Farol da Barra, um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital baiana, que a cidade começou a se desenvolver. O monumento foi colocado no topo de uma torre de alvenaria de 37 metros e foi o primeiro farol a ser construído no continente americano. É uma das construções mais belas da cidade.
Endereço: Rua Almirante Marquês Leão, 138 - Barra
Acessibilidade: sim

Pelourinho
O bairro situado no Centro Histórico foi o ponto inicial do desenvolvimento econômico da cidade, no século 16. Muitas construções do lugar foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e são as principais atrações do ponto turístico. Desde 1985, é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. No Pelourinho, para chegar a instituições como a Casa de Jorge Amado, deve-se percorrer estreitas ruas que mantêm suas características originais, como o chão de paralelepípedos.
Endereço: Largo do Pelourinho - Centro Histórico
Site: www.pelourinho.ba.gov.br

Elevador Lacerda
A função inicial do elevador era ligar a Cidade Baixa e a Cidade Alta de Salvador, mas hoje o equipamento tem um apelo mais turístico devido à vista deslumbrante da cidade, a 72 metros de altura.
Endereço: Praça Thomé de Souza - Cidade Alta
Praça Visconde de Cayru - Cidade Baixa

Dique do Tororó
Foi construído entre os séculos 17 e 18, com o represamento da nascente do rio Urucaia, para proteger a cidade de possíveis ataques, já que Salvador na época era a capital do Brasil. Hoje, o espaço de 110 mil m2 é o destino de quem quer descansar e se divertir nos finais de semana. O local possui deques para os pescadores, pista de corrida para esportistas, restaurantes e estacionamentos. Recentemente, o artista plástico Tatti Moreno criou e instalou, nas águas do local, grandes estátuas que representam os orixás.
Endereço: Av. Vasco da Gama, s/n – Brotas
Acessibilidade: sim

Solar do Unhão/MAM Bahia
É um conjunto arquitetônico que abriga o Museu de Arte Moderna, um cais, uma senzala e um alambique. O local foi construído para ser a residência do desembargador Pedro Unhão Castelo Branco. Hoje é um ponto turístico bem visitado, que conta ainda com um jardim de esculturas e uma praça onde ocorrem apresentações folclóricas e musicais. Procure esperar até o pôr do sol, quando o local fica especialmente bonito.
Endereço: Av. do Contorno, s/no – Comércio

Igreja e Convento de São Francisco
A arquitetura é a maior representante do estilo Barroco na Bahia e impressiona pela riqueza de detalhes em seus painéis e pela quantidade de ouro em seu interior.
Endereço: Lgo. Cruzeiro São Francisco, 7 – Centro

Igreja do Senhor do Bonfim
É a mais famosa de Salvador e seu padroeiro, um dos mais seguidos pelos fieis. Suas fitinhas fazem sucesso nos braços e tornozelos de muitos visitantes do local. Sempre na segunda quinta-feira do mês de janeiro, acontece a Festa da Lavagem, onde as baianas fazem uma procissão até a igreja e lavam suas escadarias com água de cheiro.
Endereço: Largo do Bonfim, 236 - Bonfim.

Ilê Axé Opô Afonjá
O Terreiro também é conhecido como Casa de Força Sustentada por Afonjá. É tombado pelo patrimônio histórico nacional e é um dos mais antigos templos de candomblé da Bahia, tendo sido fundado em 1910.
Endereço: R. Direita de São Gonçalo, 557

Terreiro de Bogum
Também faz parte do candomblé, mas usa uma língua diferente em seus rituais, tendo sido criado por escravos que sabiam ler e escrever em árabe, conhecidos como malês. Foi no local que ficaram os donativos que permitiram uma das maiores revoltas escravas em Salvador.

Mercado Modelo
Abriga mais de 200 lojas que oferecem lembranças de Salvador e da Bahia, a maioria delas artesanais. Além do comércio, o mercado abriga dois famosos restaurantes de comida típica baiana, o Camafeu de Oxóssi e o Maria de São Pedro.
Endereço: R. Visconde de Cayru, 250, Comércio - Cidade Baixa

Lagoa do Abaeté
Ponto turístico dos mais famosos na cidade, a lagoa de águas escuras é cercada por areia fina e branca e várias dunas formadas por partículas trazidas pelo vento da praia de Itapuã. A vegetação do entorno completa o belo cenário.
Endereço: Avenida Otávio Mangabeira, Itapuã.


População: 2.676.606 habitantes
Área: 693,292 km2 (Salvador)
Código de área: 71
Tensão elétrica: 110 V

Feriados locais
2 de julho: Dia da Independência da Bahia
8 de dezembro: Dia de Nossa Senhora da Conceição

Página oficial da cidade e da secretaria de turismo
www.salvador.ba.gov.br
www.visitsalvadorbahia.com

Telefones Úteis

» Atendimento Médico de Urgência:192
» Correios: 0800-5700100
» Polícia Civil: 147
» Polícia Militar: 190
» Polícia Rodoviária Federal: 191
» Serviço Salvador Atende (SSA):  156

Centro de atendimento ao turista
Saltur: (71) 3176-4200
Bahiatursa: (71) 3489-9794

Posto para câmbio
As casas de câmbio estão disponíveis na cidade, em agências de turismo, no aeroporto e nos shoppings.

Fonte: Ministério do Turismo

Centro Aberto de Mídia – Salvador

Local: Centro Cultural Câmara dos Vereadores (próximo ao elevador Lacerda)
Funcionamento: De 12 de junho a 6 de julho, das 9h às 22h
Contatos: +55 71 3115-6467 // cambahia2014@gmail.com // www.secom.ba.gov.br/centrodemidia